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Dica do Nutricionista

Seja mais feliz com 5 alimentos

Por Redação Doutíssima 26/08/2013

O dia a dia pode ser bem mais feliz e saudável quando ingerimos alimentos capazes de proporcionar alegria e prazer sem prejudicar o nosso organismo. Quer saber como?

Receita para ser feliz

A receita para ser feliz comendo é bem simples. Basta incluirmos na dieta opções que estimulem a produção de neurotransmissores como a serotonina – o chamado hormônio do prazer – sem descuidar da balança.

Essas substâncias são responsáveis por transmitir os impulsos nervosos para o cérebro e causar as sensações de prazer e bem-estar.

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Consumo de determinados alimentos pode contribuir para ser feliz. Foto: iStock, Getty Images

5 alimentos para ser feliz

Então, para que você seja 100% feliz, vamos dar cinco dicas de alimentos que têm a função de te deixar de bem com a vida sem que, para isso, você fique de mal com o seu corpo.

1. Banana

 

É uma das frutas mais práticas e versáteis para se incluir no cardápio. Pesquisa realizada pela Mind is a mental health charity (MIND), no Reino Unido, aponta que, comer uma banana faz pessoas com depressão se sentirem melhores. O segredo: ela contém tripofano, proteína que se transforma em serotonina, substância que melhora o humor.

Ansioso no trabalho? Coma uma banana e outras frutas ricas em carboidratos a cada duas horas e seja feliz. Pelo menos é isso que concluiu os estudos do Instituto de Psicologia na Áustria. Eles analisaram 5 mil pacientes em hospitais e descobriram que os mais gordinhos sofriam de hipertensão por conta da ansiedade.

 

2. Salmão

 

Essa vedete da culinária japonesa tem mais um motivo para estar entre os alimentos preferidos das refeições. Quem come mais salmão tem menos risco de desenvolver depressão. O salmão ajuda a estimular até os cérebros dos idosos. Isso porque ele contém ele é rico em ácido docosahexaenóico (DHA) e ômega-3, duas substâncias que “lubrificam” o cérebro.

3. Lentilha

 

O melhor da lentilha é que, além de fazer um bem enorme para a saúde, cada 100g possui apenas 127 calorias. Só isso já seria motivo para te deixar mais feliz. Para as mulheres, ajuda a diminuir a TPM. Isso graças às lignanas, que agem de maneira semelhante ao estrogênio, hormônio feminino que ajuda a diminuir os sintomas que tanto incomodam.

Quando o cálcio e o magnésio estão em desequilíbrio no nosso organismo é normal nos sentirmos angustiados e até com medo. Três conchas de lentilha por semana podem resolver esse problema e trazer sensação de tranquilidade por estimular a produção da gaba, neurotransmissor que ajuda a combater a ansiedade.

4. Canela

 

A canela é a própria felicidade em pó. Ela melhora a atividade da insulina, ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e reduz a compulsão por carboidratos e doces. Dessa forma, contribui para evitar o sobrepeso e o acúmulo de gorduras na região abdominal, além de manter a produção de serotonina em equilíbrio.

Ela é rica em vitaminas B1 e C, fósforo, cálcio e potássio. Deixa você feliz porque é relaxante, afasta o estresse, sintomas como raiva, irritabilidade e, se consumida sistematicamente, pode afastar até a depressão.

5. Mel

 

O mel é aquele alimento que complementa qualquer receita para combater doenças de inverno. Entretanto, além de ser um “cura-tudo”, ele se transforma rapidamente em energia e estimula a serotonina. Prático, pode ser misturado com o iogurte, passado no pão, na bolacha, ou usado para adoçar shakes e chás.

 

 

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