Dica do Nutricionista

Pão com manteiga: como ingerir a combinação de forma saudável

Por Redação Doutíssima 13/07/2015

O pão com manteiga já virou uma combinação comum no café da manhã dos brasileiros. Um relatório divulgado em 2013 pela agência Mintel, que realiza pesquisas de mercado em esfera global, aponta que nove em cada dez brasileiros consomem pão no café da manhã. Mas será que esse hábito faz bem para a saúde?

De acordo com a nutricionista Alessandra Paula Nunes, especialista em Nutrição Clínica e Consultora da Associação Brasileira de Nutrição, o pão com manteiga não é necessariamente o vilão do café da manhã, mas também não representa a opção mais saudável. Tudo depende da forma como é consumido.

 

pão com manteiga

Optar pelo pão integral no café da manhã torna a combinação mais saudável. Foto: iStock, Getty Images

 

Consumo do pão com manteiga deve ser moderado

Apesar de ser uma combinação deliciosa, o pão francês com manteiga pode trazer consequências graves para a saúde, especialmente quando consumido em excesso.

“A manteiga contém muita gordura saturada, que aumenta o colesterol ruim (LDL) no corpo humano. Isso pode ocasionar entupimento de artérias e doenças cardiovasculares”, adverte a nutricionista.

Mas se você acha que o único componente que acaba sendo nocivo na combinação é a manteiga, está enganado. Uma pesquisa conduzida pela Ohio State University, nos EUA, revelou que o pão poderia ser ainda mais prejudicial à saúde do que a manteiga, devido aos hidratos de carbono refinados presentes em sua composição.

Alessandra explica melhor porque o pão também deve ser consumido com equilíbrio. “O pão francês contém farinha refinada e uma maior quantidade de açúcar, o que contribui para o acúmulo de gordura no corpo”, aponta. Dessa forma, ele pode desencadear tantos problemas quanto a gordura saturada, presente na manteiga.

Então, como manter o pão com manteiga no café da manhã, sem colocar a saúde em risco? A dica da nutricionista é moderar nas quantidades e evitar consumir a combinação todos os dias. “Não existe recomendação específica em relação ao consumo, mas ele deve ser adequado ao número de calorias diárias recomendadas por seu nutricionista”, enfatiza ela.

 pão com manteiga

Como substituir o pão com manteiga?

De acordo com Alessandra, quando consumidos em pequenas quantidades, os componentes do pão com manteiga podem ser favoráveis à saúde. “O pão é uma ótima fonte de energia, já que é rico em carboidratos e possui minerais como sódio e potássio. Já a manteiga contém vitamina A, E e K, servindo também como fonte de energia”, salienta.

Por isso, a ingestão eventual não traz complicações. Pelo contrário. “Esses ingredientes são importantes para a saúde da pele, do cabelo e da visão, além de auxiliarem na produção de hormônios”, destaca a nutricionista.

Para quem está almejando ver números a menos na balança, a alternativa são as trocas inteligentes na combinação de pão com manteiga. “O ideal seria optar por um pão integral, que possui mais nutrientes e fibras. Mas tente não insistir sempre no pão, pois ele também pode ser substituído por tapioca, torradas integrais, granola light ou aveia”, sugere.

Evitar a manteiga também pode trazer resultados favoráveis na balança. “A manteiga pode ser substituída por margarina, sementes oleaginosas (castanha-do-pará, castanha de caju, amêndoas), farinha, semente de linhaça, azeite de oliva extravirgem ou creme de amendoim integral”, recomenda.

Você também é fã de um delicioso pão com manteiga? Então conte-nos nos comentários o que achou das dicas para investir no consumo saudável dessa dupla!

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!