Guia dos Dentes

Preparando o sorriso para o natal

Por Redação Doutíssima 20/12/2013

natal-4

Não tem nada pior do que problemas dentais em dias festivos e isso piora bastante quando esse problema causa dores insuportáveis que acabam com o natal do paciente e do dentista que precisa atender de urgência. Para prevenir esses problemas e poder aproveitar às festas de fim de ano com tranquilidade, nada melhor do que preparar o sorriso para o natal.

natal-2

São diversos os problemas que podem acontecer se você não cuidar devidamente da cavidade bucal, os mais comuns são:

– Cáries grande que não foram tratadas devidamente e comprometem a inervação do dente de forma significativa e dolorosa. Uma dor que não passa completamente com analgésicos e que precisa, normalmente, de ação imediata de um dentista.

– Quebras dentárias diversas. As quebras de dentes da frente vão comprometer a estética e você terá muita vergonha de aparecer em público. As quebras dentárias mais profundas vão causar dores fortes e que precisam de intervenção do dentista.

natal-1

– Pacientes com problemas crônicos, podem ter a evolução do caso para agudo em pleno natal ou na véspera. Sensibilidades vão impedir de se alimentar bem ou de beber um bom vinho. Existem pacientes com sensibilidades tão fortes que o simples fato de respirar com mais força vai causar uma dor bastante desconfortável.

O que deve ser feito é ir semestralmente ao dentista para consultas preventivas ou mesmo curativas. O dentista vai verificar o estado da cavidade bucal, tratar o que está errado e aplicar produtos ou realizar procedimentos para prevenir que problemas aconteçam. Para os que não vão constantemente ao dentista, aconselho procurar uma semana antes das festas de fim de ano e com isso, o dentista vai poder deixar tudo preparado para que você não tenha nenhum problema.

Pacientes com aparelhos e próteses dentárias precisam mais ainda do dentista. Nesse caso, os pacientes precisam de uma última consulta do ano de manutenção do aparelho ou da prótese. Com estruturas do aparelho em dia e bem posicionadas, o paciente poderá se alimentar e aproveitar as festas de fim de ano. São vários os casos de pacientes que faltam manutenções, quebram peças e quando chegam em janeiro, para fazer a manutenção, tudo está um caos.

natal-3

O segredo principal para não ter problemas nas festas de fim de ano é PREVENIR. Não deixe para tratar na véspera nem no dia que quebrar. Os pacientes precisam entender que vão gastar menos dinheiro e sofrer menos se tratarem seus problemas em fases iniciais ou se fizerem os tratamentos preventivos e nunca chegarem a ter problemas bucais.