Guia dos Dentes

A história por trás da pasta dental

Por Redação Doutíssima 11/09/2013

pt-2    

Como estamos em uma semana voltada para a história das coisas e curiosidades sobre odontologia, nada como saber uma pouco mais sobre a evolução da nossa companheira de todos os dias, a pasta dental. Se você acha que foi fácil chegar à composição que temos atualmente, está muito enganado, as bocas dos antigos sofreram muito para chegarmos ao que temos hoje.

esc-7

Vamos falar um pouquinho da história da pasta dental:

– Tudo começou com os egípcios que fizeram uma mistura de sal de cozinha, pimenta, folhas de menta e flores de íris. Sim era com isso que os pobres coitados tentavam limpar os dentes.

– Os gregos e os romanos usavam extratos de frutas, mel e flores secas.
– No século XIX não se fazia uso de pasta dental e somente em 1850 que começou-se a pensar nisso.

– O primo pobre da pasta dental é um criado por um dentista americano. Esse pó fez um grande sucesso.

– Logo depois, o filho desse americano, fez modificações no trabalho do pai e criou a pasta dental.
escov-1

Curiosidades sobre a pasta dental:
– Existem pastas dentais realmente chiquérrimas que custam caro e com produção limitada como a marvis.
pt-1
– Existe uma infinidade de acessórios para as pastas dentais.
escov-2
– São diversos os sabores, cores e texturas.
– Podem ser com ou sem flúor.
– Tem uma pasta legal que muda de gosto de acordo com a temperatura do local. Esperamos o dia do lançamento dela no mercado mundial.
– A pasta dental pode possuir um gosto estranho como de carvão, canela e alguns outros que se encontram espalhados pelos mais diversos países.
pt-3
– Os tubos podem ser dos mais variados formatos e tamanhos. A criançada fica completamente maravilhada e é nesse momento que você pode incentivá-la à limpeza dental.
Acho maravilhoso o mundo da odontologia e de conhecimento infinito. Gostaria que vocês pudessem conhecer cada vez mais e se maravilhar também.
pt-4

Dê valor ao seu sorriso, seus dentes, seus ossos, seu tecido, ligamentos, músculos da face, dentre outros. Cuide de todos eles e se beneficie de uma vida sem dores e com um sorriso perfeito. Tudo isso começa com a higiene dental do dia-a-dia.