Guia dos Dentes

Escova de dente elétrica: quais são as vantagens de substituir a sua escova manual

Por Redação Doutíssima 12/06/2014

Trocar ou não a escova de dente manual por uma escova de dente elétrica? Esta é uma dúvida bastante recorrente. Para elucidar este questionamento, é preciso conhecer as vantagens dessa substituição.

Além de ser prática, higiênica e fácil de usar, a escova de dente elétrica pode auxiliar principalmente as crianças e os idosos que costumam ter mais dificuldade na hora de fazer a higiene dental.

Vantagens da escova de dente elétrica

Uma das grandes vantagens da escova de dente elétrica é o fato de ela realizar um movimento rotativo. Por meio deste movimento, que permite que a área das cerdas seja mais diminuta, é possível alcançar aqueles lugares que uma escova normal dificilmente limparia.

escova de dente elétrica

Escova de dente elétrica é bastante prática, higiênica e fácil de usar. Foto: Shutterstock

Apesar de ser tão eficiente quanto a manual, a escovação elétrica, em alguns casos, como de dificuldade motora ou problemas gengivais, mostra-se até melhor, pela facilidade do uso. A escova de dente elétrica realiza movimentação suave, constante e padronizada, o que diminui as chances de as gengivas e o esmalte sofrerem com escovação forte demais.

Quando se trata de crianças, as vantagens são ainda maiores, pois, a partir de determinada idade, ela começa a adquirir maior autonomia, fazendo com que ela própria realize a sua higiene dentária. Nessa fase, o uso de uma escova de dente elétrica permite a ela fazer isto de forma eficaz. Além de motivar a criança a fazer a sua limpeza dentária, a escova de dente elétrica diminui a força da escovação. O mesmo benefício pode ser elencado às pessoas que apresentam alguma incapacidade em sua movimentação, como os idosos.

Troca pela escova de dente elétrica

Como nem todo mundo conhece o modo correto de escovar os dentes, e mesmo aqueles que dominam a técnica podem incorrer em determinado vício, deixando sempre uma zona por limpar, a substituição da escova manual pela escova de dente elétrica se torna ainda mais benéfica. Isto porque a escova de dente elétrica possui uma vibração em suas cerdas que contribuem para uma limpeza mais profunda em lugares de difícil alcance e torna as gengivas mais saudáveis.

Outra vantagem da escova de dente elétrica é que, em alguns modelos, há um temporizador que indica o tempo exato para se escovar cada um dos quatro quadrantes da boca. Além disto, o aparelho ainda desliga automaticamente após dois minutos de escovação, sendo este o tempo recomendado pelos dentistas para uma limpeza eficaz. Alguns modelos de escova de dente elétrica ainda possuem tecnologia de movimentos 3D (oscilação, rotação e pulsação) que elimina até 100% mais placa do que as escovas manuais comuns, evitando o surgimento de problemas como gengivite e tártaro.

Cuidados com a escova de dente elétrica

Apesar de também ter que ser trocada a cada três meses, a escova de dente elétrica só exige a substituição do refil, não sendo necessário adquirir uma nova escova. Como grande parte dos modelos atuais de escova de dente elétrica é recarregável na tomada, ela mantém máximo desempenho durante 100% do tempo, ao contrário de uma escova que funciona com pilhas, visto que a escova diminui a quantidade de movimentos na medida em que a bateria vai perdendo sua potência.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

 

Saiba mais:

Descubra os sintomas da falta de cálcio

Leite: descubra porque ele é a melhor fonte de cálcio

Alimentos que curam: veja como uma alimentação simples e natural pode ajudar a restabelecer a saúde de pessoas e animais

Como ter dentes saudáveis na 3ª idade

Aprenda a tornar a escovação da criançada mais divertida

Dúvida do leitor: faz diferença passar o fio dental antes ou depois da escovação?

Como escovar os dentes perfeitamente: escovas com cerdas macias e seus benefícios