As estrias na pele e as celulites atormentam muitas mulheres no período da gestação. Esse problema, geralmente, até causa algum tipo de receio em relação a querer engravidar. Mesmo diante da alegria de gerar um novo ser, as mudanças corporais implicadas no processo podem assustar as mulheres.
Gravidez e estrias na pele
Em seu blog, o Dr. Drauzio Varella aponta que as estrias surgem na pele do indivíduo quando as fibras de colágeno, responsáveis pela firmeza e elasticidade da pele, rompem-se e acabam formando cicatrizes.
Na gravidez, a pele acaba sofrendo um estiramento rápido, e não consegue adaptar-se à nova forma, o que provoca a ruptura de algumas fibras e ocasiona as temidas estrias.
Como evitar o surgimento de estrias na pele?
A verdade é que é muito difícil evitar completamente as estrias na pele. Isso porque o surgimento delas está relacionado, também, a fatores genéticos, idade da gestante e crescimento da barriga. Mas não desanime: há dicas que qualquer mulher pode seguir para evitar as odiadas estrias. Confira sete delas:
1. Beba muita água
A água mantém a pele hidratada, o que ajuda a reforçar sua elasticidade e, consequentemente, evitar as estrias na pele. O ideal é beber, no mínimo, dois litros de água por dia.
2. Boa alimentação
Manter uma dieta balanceada é importante por vários motivos. Se você engordar demais e muito rápido, a pele vai esticar muito. Assim, aumenta o risco de surgirem estrias pelo corpo.
De acordo com o Instituto de Medicina dos Estados Unidos, a mulher deve engordar entre 11 e 16 quilos no decorrer dos nove meses de gestação. Por isso, aposte em um cardápio balanceado, rico em frutas, verduras e legumes.
3. Consuma vitamina E, C e Zinco
As vitaminas são essenciais para a produção de colágeno, que fortalece o tecido da pele, ajudando a combater o surgimento de estrias na pele. Alimentos como frutas cítricas, nozes, sementes e carnes magras são os mais indicados para o consumo.
4. Use creme hidratante
Os cremes ajudam a manter a pele hidratada, contribuindo para a prevenção das estrias na pele. O ideal é escolher os produtos que possuam óleo de amêndoas, semente de uva, abacate ou macadâmia.
Aplique os cremes diariamente, após o banho, em todas as regiões propícias ao surgimento de estrias (coxas, barriga, glúteo e seios, especialmente).
5. Pratique exercícios físicos
Gestantes podem (e devem) praticar atividades físicas de leve intensidade, como a caminhada. No portal da Clínica Derma Gávea, o dermatologista Mario Chaves explica que a prática de exercícios físicos mantém a pele firme e evita o estiramento que causa as estrias.
6. Use o sutiã adequado
Seus seios vão aumentar durante a gestação, por isso escolha sutiãs com alças e bojo reforçados, que dão sustentação aos seios e mantêm a pele firme.
7. Faça massagens localizadas
Faça massagens nas áreas propensas ao aparecimento de estrias, utilizando um creme hidratante. A massagem funciona como uma espécie de drenagem linfática para melhorar a circulação na área, o que auxilia na prevenção de celulites e estrias.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!