Estética

Estrias na gravidez podem ser amenizadas. Descubra como

Por Redação Doutíssima 03/07/2014

A gravidez é um momento mágico na vida da mulher. Mas, a partir de certa fase da gestação, algumas mudanças mais radicais ocorrem no corpo feminino, o que resulta em ganho de peso e também no aparecimento de estrias na gravidez.

Aparecimento de estrias na gravidez

Elas aparecem como manchinhas rosas ou vermelhas no abdômen, nos seios, nas nádegas e nas coxas. As estrias na gravidez são lesões que ocorrem pelo rompimento das fibras elásticas da pele, que esticam e formam algumas marcas: são as estrias.

Aplicar cremes pode ajudar manter a integridade da pele e prevenir as estrias. Foto: Shutterstock

Aplicar cremes pode ajudar manter a integridade da pele e prevenir as estrias. Foto: Shutterstock

Causas das estrias na gravidez

Especialistas afirmam que as causas do aparecimento de estrias na gravidez são genéticas. Por exemplo, se sua mãe ou irmã teve estrias durante a gestação, você terá uma maior probabilidade de ter também. Por isso, nem todas as mulheres desenvolvem estrias na gravidez, mas estima-se que, em 80% delas, as estrias aparecem.

Além disso, os hormônios podem afetar o equilíbrio proteico da pele, fazendo com que ela fique mais delicada. Mesmo sendo algo comum, existem algumas formas de amenizar os problemas de estrias na gravidez.

Como prevenir as estrias na gravidez

Controlar o peso: o desenvolvimento de estrias na gravidez acontece, pois a pele é obrigada a esticar rapidamente. Então a estrutura é rompida. Assim, é comum durante a gravidez ter um aumento muito rápido do peso.

Procure ingerir alimentos ricos em vitamina C, E e Zinco, que estimulam a produção de colágeno e de proteínas. Por isso, controlar a alimentação e buscar os alimentos certos é fundamental. Aliás, uma alimentação saudável e balanceada trará muito benefícios para você e o bebê.

– Hidratar da pele: além de beber muita água, para manter a pele hidratada de uma forma natural, procure alguns cremes e óleos à base de semente de uva, ureia, colágeno e elastina, que podem ajudar manter a integridade da pele.

Vale ressaltar que eles são aliados, mas sem outros cuidados, provavelmente não trarão resultados sozinhos. O mel é um ótimo hidratante natural e pode ser usado durante o banho.

– Fazer exercícios: além de ajudar a manter o peso, fazer exercícios leves, como a caminhada, ativam a circulação. Isso faz com que as estrias na gravidez possam ser evitadas.

Tratamentos para as estrias na gravidez

Para quem não conseguiu prevenir e acabou ficando com marcas de estrias, existem tratamentos estéticos que podem auxiliar a dar uma melhor aparência à região afetada. Conheça quais tratamentos para estrias na gravidez podem ajudar:

– Carboxiterapia: em cada uma das estrias, é injetado gás carbônico através de uma agulha muito fina. Com isso, melhora a circulação sanguínea do local e estimula a produção de colágeno.

– Peeling: o peeling remove de forma suave a camada superficial da pele e, depois, acontece a renovação celular, fazendo que surja uma nova pele no local. Também é possível, depois de fazer o peeling, aplicar um ácido no local (peeling químico).

– Laser CO2 fracionado: o raio do laser cria um processo inflamatório no local, o que estimula a formação de elastina e de colágeno, promovendo a renovação da pele.

– Preenchimento com ácido hialurônico: o ácido hialurônico é injetado em toda a extensão da estria, melhorando a aparência da área afetada.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Gordura abdominal e celulite? Saiba como reduzir

Cremes para celulite: mito ou verdade?

Nutricionista ensina a enfrentar de vez o fantasma da celulite

7 Maneiras de combater a celulite

5 Soluções imediatas contra a celulite

Aprenda a fazer a ginástica anti celulite

6 Tratamentos que prometem reduzir a celulite