A base para um fresadora nesse nível da CAD-CAM dental é um scanner extremamente poderoso que vai ser um dos primeiros passos da produção e vai fornecer a base para os trabalhos futuros. É importante que o scanner esteja adaptado para a fresadora e os ajustes são feitos para que a máquina e o scanner funcionem perfeitamente em conjunto. Uma vez que essas configurações são feitas, você pode alcançar a maior precisão e exatidão no processo de moagem.
Um próximo passo nesse processo é o software que trabalha os dados em STL do scanner para ser processado.É no software que as estratégias de fresagem são definidas e selecionadas, juntamente com as espátulas para “maquinagem”. Resumindo, não basta só comprar a máquina e o software, tem que saber usar, programar e isso precisa de um pouco de treinamento.
A CAD-CAM veio para revolucionar a odontologia estética, trazendo um novo nível de precisão e consistência à produção de coroas e pontes em diversos materiais. É certo que isso só foi possível devido a evolução grandiosa dos materiais odontológicos que possuem resistência espantosa mesmo com espessuras mínimas do material. Com esse sistema, pode-se moldar, revestir e criar estruturas de cera, reduzindo os custos indiretos e eliminando reconstruções. Com isso, o dentista e seu equipe vão poder ter maior foco em criar estruturas mais resistentes e estéticas.
Podem ser realizados trabalhos como:
– Inlay.
– Onlay.
– Coroas anatomicamente projetadas.
– Pontes para os mais variados trabalhos.
– Próteses ou estruturas sobre implantes.
– Dentre outras aplicações.
São máquinas com um custo elevado mas que fazem os mais diversos trabalhos que também tem um custo significativo e com isso torna o custo total do investimento, extremamente viável. Ela pode abranger projetos como:
– Trabalho em porcelana.
– Trabalhos em zircônia e plástico.
– Trabalhos em CoCr e Titânio.
– Trabalhos em gesso, incluindo várias possibilidade de modelos em gesso e cortes para estudo e trabalho.
A confecção engloba um processo em seis etapas (de acordo com o fabricante):
– Consulta, diagnóstico, preparação dentária e impressões.
– Preparação do modelo.
– Digitalização do modelo em gesso pedra e concepção da estrutura.
– Produção da estrutura (garantia de 10 anos, que beneficia tanto o paciente quanto o dentista).
– Estratificação e caracterização da porcelana ou de um dos vários materiais.
– Ajuste da reconstrução e liberação do paciente.
Mesmo na ortodontia, existem casos que a anatomia do dente não pode ser mantida, para não comprometer o final do tratamento e com isso, precisamos de algum tipo de procedimento estético em dentes com forma alterada. E nesse ponto, o sistema CAD-CAM ganha mais uma aplicação e normalmente, nesse momento, encaminhamos o paciente para um colega especialista na área.