Motivação

Veja 10 dicas para você fazer a diferença no trabalho

Por Redação Doutíssima 16/11/2014

A postura adotada durante o expediente e a mentalidade com a qual se encara as atividades profissionais pode fazer a diferença no trabalho. Muitas vezes, pequenos detalhes mudam nosso dia a dia profissional, melhorando significativamente a produtividade na empresa.

Como o tempo é imprescindível dentro do mundo corporativo, não se pode aproveitá-lo de qualquer maneira, porque isto pode prejudicar o andamento de sua atividade.

fazer-a-diferença-no-trabalho

Mostre seu valor e importância no ambiente profissional. Foto: iStock, Getty Images

Fazer a diferença no trabalho demanda organização

É imprescindível se tornar produtivo organizando seu tempo e garantindo, assim, melhor rendimento. Para ajudá-lo nesta tarefa, listamos 10 dicas para que você possa fazer a diferença no trabalho.

Como fazer a diferença no trabalho

1. Coloque em prática sua vontade

Se você tem força de vontade, movimente-se para realizar suas tarefas. Não adianta nada ter apenas vontade de fazer a diferença no trabalho se, na hora de executar a atividade, você não trabalhar de fato.

Apesar da nossa mente estar propensa a desistir no primeiro obstáculo, supere o medo e o receio para encarar o desafio. Por isto, não adie as dificuldades: procure assumi-las e contorná-las.

2. Faça pausas

Realizar pequenas pausas durante a tarefa aumenta a produtividade, e é algo que ajuda a fazer a diferença no trabalho. Faça intervalos de 15 minutos a cada 90 trabalhados para sair da frente do computador por um tempo, respirar e desopilar a cabeça.

A medida é de suma importância para maximizar seu trabalho e rendimento. Permanecer na frente da tela do computador por 4 ou 5 horas ininterruptas diminui a criatividade e o desempenho.

3. Estabeleça as prioridades

Crie listas para definir suas atividades diárias, pois assim você consegue se monitorar e priorizar aquilo que é mais importante a ser priorizado.

4. Evite a sobrecarga de tarefas

Realizar muitas tarefas ao mesmo tempo pode diminuir o rendimento e fazer a diferença no trabalho de forma negativa. Nosso cérebro tende a ficar confuso quando realizamos muitas tarefas diferentes, o que impede que consigamos um resultado eficaz. Priorize o que é mais importante e faça cada coisa separadamente.

5. Planeje o dia seguinte

Antes de ir para casa, planeje as tarefas a serem realizadas no dia seguinte. Por meio da lista de tarefas, separe o que ficou pendente, usando também a lista de prioridades.

6. Perfeccionismo nem sempre é bom

Algumas pessoas perdem muito tempo calculando nos mínimos detalhes um projeto ou uma atividade, o que pode reduzir seu tempo e influenciando na realização de outras atividades que deveriam ser feitas durante o dia. Por isto, dê o melhor no que estiver fazendo, mas sem que seja feito fora do prazo estipulado.

7. Absorva todo conhecimento possível

Procure se informar sobre tudo do seu trabalho e das tarefas que está desempenhando. Leia jornais, revistas e livro sobre sua atividade profissional. Tire todas as dúvidas que tiver com seus chefes e colegas de trabalho, principalmente daqueles com mais tempo de empresa. No entanto, nunca tente puxar o tapete de seus colegas.

8. Evite distrações

Apesar de ser uma grande aliada profissional, a internet também pode ser uma grande distração para aqueles que trabalham em frente ao computador. Por isto, use a internet apenas para o necessário. Evite acessar redes sociais, pois isto lhe fará perder tempo no trabalho, podendo acumular atividades para depois.

9. Alimente-se adequadamente

Procure se alimentar de 3 em 3 horas, dando sempre preferência a alimentos com alto teor de proteínas e fibras, pois eles ajudam na produtividade. Frutas também são boas alternativas.

Também procure substituir o consumo de café pela água. Isto porque, mesmo o café tirando o sono, ele pode reduzir a concentração. Além disto, o corpo hidratado faz com que o pensamento flua melhor.

10. Não leve problemas pessoais para o trabalho

Brigas com marido, espaço ou problemas com os filhos devem ficar em casa. Coloque sua energia apenas no trabalho, pois assim esquecerá os problemas externos e renderá muito mais.