Para as pessoas que o aeroporto é a segunda casa, é essencial saber como arrumar uma mala de viagem e esse momento pode causar muita dor de cabeça. A camiseta vai dobrada ou em rolinhos? Por onde começar: roupas ou calçados? E onde colocar as lingeries? Para evitar o estresse na hora de fazer as malas de viagem, aprenda três métodos diferentes e mãos à obra para fazer uma mala digna do mais metódico dos engenheiros!
Método I: não amarrotar
Para evitar que as roupas fiquem amassadas e praticamente inutilizáveis se não forem passadas a ferro quando você chega ao seu destino, aqui vai a grade dica! Estenda todas as peças: calças, vestidos e camisas. Deixe as pernas e mangas para fora da mala. Alterne os sentidos para nivelar as camadas, assim você vai otimizar o espaço, como um bom construtor.
Faça um bloco de meias, calcinhas ou cuecas no centro. Esse será o núcleo da sua obra. Caso queira facilitar na hora de encontrar as peças, coloque-as em um saco ou outro compartimento que as separe do resto das roupas. Em seguida, dobre as pernas e mangas por cima do núcleo.
Sapatos, pacotes e outros objetos mais rígidos vão nas laterais. Se ao abrir a mala as roupas estiverem um pouco amassadas mesmo assim, pendure a roupa no banheiro enquanto toma uma ducha quente. O vapor irá deixá-las lisinhas de novo.
Método II: fazer caber tudo
Os sapatos serão essenciais nessa hora: coloque meias e cintos dentro deles. Depois, espalhe-os com a sola virada para as laterais. As laterais estarão “cimentadas” pelos sapatos, então esta é a hora de levantar os blocos: por baixo, jeans e jaquetas, que amarrotam menos; por cima, blusas e camisas.
Dobre as roupas de forma que elas fiquem bem espalhadas e finas dobradas. Ou então aposte nos rolos de camiseta, pois assim elas se encaixam e não deixam áreas vazias.
Coloque meias, calcinhas ou cuecas nos espaços que sobrarem. Prenda o elástico da mala firmemente, para que ele possa ajudar a compactar as roupas e diminuir a área que ocupam.
Método III: mochileiro
Ao contrário do que muita gente pensa, não são os ombros que carregam o peso da mochila, mas a cintura. Por isso as roupas mais pesadas devem estar no fundo. Isso também ajudará no equilíbrio da bolsa.
Empilhe suas roupas com dobras da largura da mochila para aproveitar ao máximo o espaço.
Calcinhas, cuecas e meias entram só no final, encaixadas nos cantos. Se quiser, pode utilizar um saco para separá-los do resto das roupas.
Lembre-se de colocar próximo aos zíperes as peças que você usará diariamente, como toalha ou pijama, ou algo que você precise ter acesso rápido, como capas de chuva.