Moda

8 dicas para cuidar das suas roupas

Por Redação Doutíssima 20/11/2013

A moda não é só brilho, ela também tem o seu lado menos glamour: manchas, rasgos, perdas. Quem nunca ficou triste por ver uma de suas roupas preferidas estragadas?

Mas antes de jogar as roupas no lixo, descubra como cuidar das suas roupas e mesmo salvá-las da perda total!

O escritor Kim Castellano decidiu resolver os problemas de roupas estragadas com o seu livro “The Dirty Side of Fashion” (“O lado sujo da moda”, em tradução livre). Para Kim, não há problemas sem resolução. O Doutíssima pesquisou e encontrou as 8 dicas do autor para cuidar das suas roupas. Confira agora!

lipstick-on-your-collar

1) O problema: manchas de suor. Porque uma descoloração nas axilas não é nada chique.

A solução: tudo bem, transpirar é normal. Procure usar uma camiseta de algodão sob suas roupas para distanciar o suor, o desodorante e as bactérias. Prefira uma roupa bege, porque é menos visível sob o branco. Se a camiseta não convém, já existem protetores de algodão descartável que você pode colar em sua camisa para impedir que sua pele toque o tecido. Seu desodorante também pode ser o culpado, então não usar os que contêm sais de alumínio na fórmula.

 

2) O problema: outras manchas de fluidos corporais, seja da menstruação, do período de lactação, de secreções masculinas. Eles são todos ricos em proteínas e, portanto, difíceis de limpar.

A solução: usar calcinha ou cueca! Você não quer que os fluidos alcancem suas roupas, não é mesmo? Então, calcinhas, meias e semelhantes são grandes aliados. Se algo impede você de usar calcinha ou cueca, aposte na proteção descartável em algodão que pode ser colada na calça. Se mesmo assim você não conseguir evitar as manchas, certifique-se de cuidar delas o mais rápido possível com água fria.

 

3) O problema: o círculo ao redor da gola. Já reparou na marca de sujeira sobre a gola ou nas bordas de um chapéu? É uma mistura de pele morta, sebo, suor e sujeira. E ninguém quer isso, não é?

A solução: Uma boa esfoliação da região no chuveiro pode ajudar. Se não resolver, já existem proteções descartáveis também para a gola.

 

4) O problema: manchas, encolhimento, cores que se apagam. Usar e lavar as roupas alteram a cor, o tamanho ou a qualidade delas.

A solução: leia as etiquetas das roupas para saber exatamente quais cuidados o tecido necessita. Na hora de colocar a roupa na máquina de lavar, faça uma triagem, ordene as roupas por tecido, cor, nível de sujeira e tempo de secagem.

 

5) O problema: botões e enfeites que se estragam ou desaparecem.

A solução: às vezes, é quase impossível de encontrar um substituto, portanto muito cuidado com os botões e enfeites das suas roupas. Para evitar de estragá-los os perdê-los, cubra-os com capinhas para proteger botões.

 

6) O problema: arruinar as roupas com… as próprias roupas. Sim, velcro, zíper, entre outros podem causar estragos na máquina de lavar.

A solução: prenda bem o velcro e feche o zíper antes de lavar. Lembre-se também que o metal pode derreter se a temperatura da sua máquina de lavar ou de secar for muito alta e queimar outras roupas, então a melhor coisa a fazer é lavar à mão.

 

7) O problema: roupas amassadas. Nada é menos elegante do que uma camisa amassada!

A solução: você não quer roupas amassadas, mas os ferros de passar também podem ser perigosos. Não apenas eles podem queimar, mas também deixar manchas. Lembre-se de passar suas roupas com gestos lineares e não circulares. Coloque um tecido entre as roupas delicatas e o ferro para proteger os tecidos frágeis. Se você tiver uma pilha de roupas para passar pela frente, organize as peças de acordo com a temperatura necessária, da mais baixa à mais alta.

 

8) O problema: lavar muito. Suas roupas realmente precisam ser lavadas com tanta frequência? Pode ser que você esteja exagerando e os resultados serão contra-produtivos.

A solução: meias, cuecas, calcinhas, entre outras roupas de baixo, devem ser lavadas após serem utilizadas uma vez, mas o resto não precisa de uma lavagem pesada após cada utilização. Você pode usar suas roupas, principalmente suas calças, de duas a cinco vezes antes de lavar.