Moda

Descubra a tendência da disco pants e veja como usar

Por Redação Doutíssima 11/03/2015

Elas fizeram o maior sucesso em 2014 e prometem se manter no guarda-roupa feminino por mais algum tempo. As disco pants já estão entre as peças queridinhas das famosas que não abrem mão de uma festa badalada.

Esse tipo de calça é caracterizado, basicamente, por três fatores: elas são super justas, são brilhosas – para dar efeito metalizado ao look – e têm cintura alta. Com essa aparência agregada ao nome, não fica difícil adivinhar em qual época da história da moda os estilistas se inspiraram para criá-las.

disco pants

Calças brilhosas com cintura alta são ótimas opções para aproveitar a balada. Foto: iStock, Getty Images

Disco pants na onda revival

 

São inspiradas nas décadas de 70 e 80, quando a discoteca e o glamour estavam em alta na sociedade, motivo pelo qual, muito provavelmente, as disco pants combinem tanto com looks pensados para festas, baladas e, por que não, no Carnaval.

 

Ela faz parte da onda revival que aparece em diversas frentes da moda. Na onda disco, ela foi reforçada pela reprise da novela Dancing Days no canal Viva e pela novela Boogie Oogie da Rede Globo.

Ambas as novelas se passam nos anos 1970 em meio, justamente, desse clima da disco music, caracterizado por peças com muito brilho, lycra, cabelos de pantera, cinturas bastante marcadas, maquiagens carregadas, entre outras.

Quem não recorda, também, da famosa cena de Olivia Newton John no final do filme Grease, de 1978? Com um corpaço de dar inveja, ela abusou com um look todo preto, composto pela queridinha disco pants, salto alto e jaqueta de couro.

 

Como usar as disco pants

 

Embora sua função inicial seja brilhar em festas e eventos sociais, as calças são bem ecléticas. Não existem muitas regras para vesti-las, e podem ser usadas com camisetas, camisas, top cropped (um dos looks mais presentes no street style), regata ou moletom, entre outras peças.

 

Entretanto, um dos cuidados que se deve ter é na hora de combinar cores, pois essa peça por si só já é protagonista e destaque do visual. Portanto, detenha-se a esse detalhe e abuse da mistura de estilos e tecidos. Sua disco pants vai acabar se tornando uma peça básica, em cima da qual você vai poder montar diferentes looks.

 

Quais cuidados ter com sua calça

 

Por ser muito justa, a calça é feita para marcar bastante o corpo,  por isso pode acabar mostrando gordurinhas que você tenta esconder, celulite e outros pequenos problemas comuns entre as mulheres. Mas não é por isso que você não pode usá-la. Pelo contrário, abuse de regatas e camisetas mais compridas e largas para compor looks bem despojados.

 

Mesmo que você seja mais cheinha ou até seja do tamanho pluz size, a disco pants pode entrar em seu guarda-roupas. Nesse caso, é preciso adotar uma terceira peça de roupa, para afinar sua silhueta, como um cardigã comprido – que pode esconder o quadril – ou uma bela jaqueta, usada sobre uma blusa ou camiseta mais comprida.

 

Já decidiu qual calça brilhosa e estilosa vai comprar? Então, aproveite para fazer uma seleção de músicas disco dos anos 70 e 80 para inspirar sua escolha.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!