Guia dos Dentes

Alimentos que devem ser evitados por quem usa aparelho fixo

Por Redação Doutíssima 01/06/2015

O aparelho fixo, em determinados casos, é indispensável para garantir a saúde bucal e um aspecto esteticamente bom aos dentes. Mas o uso do aparelho requer alguns cuidados, especialmente em relação à alimentação. Há certos alimentos que devem ser evitados para garantir o bom funcionamento desse recurso ortodôntico.

 

Manter uma boa alimentação é essencial para quem possui o equipamento fixo. Como os dentes podem ficar mais sensíveis e doloridos, também é importante não ingerir alimentos muito duros e que não se quebram facilmente. Para isso, deve-se evitar alguns itens específicos.

aparelho fixo

Doces e alimentos com corantes podem afetar estrutura dos aparelhos ortodônticos. Foto: iStock, Getty Images

Quais alimentos evitar ao usar aparelho fixo

Na categoria dos alimentos que devem ser eliminados do cardápio, é preciso incluir aqueles que podem prejudicar a estrutura do aparelho ou que ocasionam resíduos de difícil remoção. Confira, abaixo, algumas dicas para evitar problemas:

1. Evite alimentos açucarados

Alimentos pegajosos, como chicletes, balas de goma e torrones devem ser evitados. Isso porque eles se grudam nos dentes e, consequentemente, no aparelho, com facilidade. Por serem de difícil remoção, podem soltar peças do equipamento, prejudicando sua estrutura.

2. Triture os alimentos com muitas fibras

O consumo de fibras é essencial para uma boa alimentação. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), elas ajudam a manter as funções gastrointestinais do organismo equilibradas.

Entretanto, as fibras podem ser um problema para quem usa aparelho. Isso porque, geralmente, elas são muito difíceis de remover da estrutura. Uma boa alternativa, portanto, é triturar alimentos como manga, abacaxi e grão de bico antes de consumi-los.

3. Corte os alimentos duros

Tome muito cuidado com os alimentos duros, que são difíceis de morder. Para evitar que a boca fique machucada, ou que o aparelho  quebre, é importante cortar sempre bem a comida. Maçã, cenoura e carne, por exemplo, devem sempre ser consumidos em pequenos pedaços.

4. Fuja dos alimentos com corante

Os alimentos ricos em corantes, além de serem prejudiciais à saúde, ainda podem alterar a cor do elástico e da porcelana no aparelho fixo. Por isso, a dica é passar longe dos mantimentos industrializados, dos doces ricos em corantes e de qualquer alimento colorido artificialmente.

Cuidados em relação ao aparelho fixo

Além de manter uma boa alimentação, é importante garantir a higiene bucal durante o uso do aparelho fixo. Isso pode ser um desafio, pois as peças coladas nos dentes, os fios, anéis e acessórios ajudam a reter os alimentos. Mas é importante investir na higiene adequada.

Se você relaxar nos cuidados, ocorrerá o acúmulo de placa bacteriana. Ele prejudica a aparência, além de contribuir na deterioração do esmalte dos dentes e na formação de manchas brancas e marrons. Dessa forma, a questão estética acaba sendo comprometida.

Assim, é de extrema importância escovar bem os dentes diariamente. O aparelho fixo também deve receber uma atenção especial. Ele deve ser escovado com uma escova de cerdas arredondadas e macias para acabar com as bactérias. Para finalizar, é importante utilizar o fio dental, com a ajuda da agulhinha de plástico.

Tomando esses cuidados, será possível garantir uma higiene bucal impecável durante o uso do aparelho fixo. Isso contribui para evitar problemas durante e após o uso dele, valorizando o aspecto final da boca com a retirada do equipamento ortodôntico.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!


Sites parceiros