Remédios Caseiros

Aprenda a fazer um remédio caseiro contra sinusite

Por Redação Doutíssima 21/12/2013

sinusiteA sinusite consiste na inflamação dos seios paranasais, provocando dor e incômodo. A boa noticia é que, felizmente, ela tem cura. Para obter esta cura, o mais recomendando é que você siga o tratamento recomendado pelo seu médico – que inclui a retirada total muco infectado, com a ajuda da inalação de vapor. Além deste processo, o tratamento pode incluir o uso de antibióticos e mucolíticos e a ingestão de muita água, que ajuda a fluidificar a secreção, tornando sua retirada mais fácil. Se o caso for de sinusite alérgica, o médico pode considerar o uso de anti-histamínicos. Entre os remédios para sinusite, se encontram o Sinutab (combinação de medicamentos que aliviam os sintomas da sinusite), a Amoxiclina (que pode ser usado para combater a sinusite mesmo na gravidez), e a Azitromicina. Contudo, esses remédios só devem ser utilizados sob a orientação de um médico.

Uma outra forma de combater a sinusite é apostando em tratamentos naturais. Aprenda como fazer um ótimo remédio caseiro para sinusite – seja ela aguda, crônica ou alérgica.  Este remédio consiste na inalação do eucalipto, planta que possui propriedade expectorante e anti-séptica, além de aliviar rapidamente a congestão nasal.

 

Ingredientes:

  • 5 gotas de óleo essencial de eucalipto ou camomila
  • 1 litro de água fervente

 

Modo de preparo:

Ferver a água e despejá-la numa bacia. Adicionar as gotas do óleo essencial (você pode encontrá-lo em farmácias ou lojas de produtos naturais), e inalar o vapor da infusão. Você deve respirar o vapor o mais profundamente possível por até 10 minutos, cobrindo a cabeça com uma toalha para que o vapor não escape. Este procedimento  deve ser repetido 2 ou 3 vezes ao dia no período da crise de sinusite.

 

Além deste remédio, algumas outras medidas caseiras podem ser tomadas para combater a sinusite. Veja a seguir:

  • Pingar 2 gotas de óleo essencial de limão no travesseiro;
  • Fazer uma nebulização com soro fisiológico antes de dormir;
  • Pingar 1 gota da solução de buchinha-do-norte em cada narina, 2x por dia;
  • Realizar uma limpeza nasal 2 vezes ao dia com uma solução salina para sinusite (você pode encontrar esta solução em qualquer farmácia).

 

Para produzir a solução de buchinha-do-norte você deve colocar uma buchinha-do-norte num copo de água e deixar de molho a noite inteira. Você também pode encontrá-la pronta em farmácias de manipulação.

Quanto à solução salina, você deve comprar uma solução própria para o combate à sinusite. Introduza-a em uma das narinas, deixando que o líquido escorra pela outra narina, enquanto você prende a respiração. Esse processo ajuda a expelir a secreção do nariz e dos seios paranasais, e é um importante tratamento da sinusite – além de não ter contraindicações, podendo ser utilizado até mesmo durante a gravidez.