Remédios Caseiros

Acabe com a sarna com remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 14/10/2014

A sarna, ou escabiose, é uma doença muito mais comum do que imaginamos. Além de ser bastante desconfortável, é uma condição de pele contagiosa, que atinge tanto crianças quanto adultos. Ela pode se espalhar rapidamente em ambientes nos quais muitas pessoas têm contato direto, como creches, escolas e lares de idosos.

v

Soluções caseiras podem ser eficientes para acabar com a sarna. Foto: iStock, Getty Images

O que causa a sarna

Essa condição é causada por um ácaro, conhecido como Sarcoptes scabiei, que pode sobreviver até um mês sobre a pele humana. A sarna geralmente aparece nas nádegas, seios, solas dos pés, em torno da cintura, entre os dedos, nos joelhos, na área genital, perto do cotovelo e nas axilas.

Os sintomas mais comuns são dor intensa, prurido, erupções cutâneas e vermelhidão ao redor da área infectada. Pode haver inchaço e bolhas, também.

Como tratar a sarna

O tratamento imediato é essencial para reduzir os sintomas da sarna. Recomenda-se procurar um médico especialista, que deve receitar medicamentos para tratar o problema. Mas você também pode iniciar o tratamento em casa, usando soluções caseiras e naturais muito simples, que usam ingredientes de fácil acesso.

A maneira mais simples para aliviar a coceira e outros sintomas é mergulhar a área afetada em água fria por 10 minutos, secar a pele com uma toalha limpa e, em seguida, aplicar um pouco de loção a base de calamina, que você pode comprar sem receita médica.

Outra opção é colocar um pano embebido em água fria sobre a pele irritada e, em seguida, aplicar a loção. Você também pode tentar receitas de pomadas naturais que podem auxiliar no tratamento. Veja quais são eles.

Óleo de Melaleuca

O óleo de Melaleuca ou arvore do chá é benéfico na luta contra ácaros e parasitas. Ele contém os terpenoides, uma substância antimicrobiana que pode ajudar na cura da sarna. Este óleo é aplicado topicamente para todos os tipos de infecções. A propriedade química da melaleuca mata todas as formas de bactérias e fungos e sintomas de escabiose.

Borax

O bórax contém peróxido de hidrogênio, uma propriedade natural que pode ser usada para tratar infecções fungicidas e inseticidas e tratar a sarna. Os ingredientes ativos do bórax afetam diretamente os ácaros que estão sobre a pele, através da destruição do revestimento exterior que os protege fazendo com que eles sequem e morram.

Use uma ou duas xícaras de bórax em uma banheira de água. Continue este método diariamente até que você veja a melhoria tópica. Utilize este mesmo produto para lavar roupas e roupas de cama que tenham entrado em contato próximo com a pele infectada.

Óleo de Neem

O óleo de Neem tem sido muito utilizado para acabar com a sarna. Os ácaros ou quaisquer outras pragas e insetos não podem sobreviver depois de entrar em contato com o óleo de Neem. Além de matar os invasores, ele ainda deixa a pele suave, diminui a dor e alivia a coceira.

O neem também está disponível em forma de sabonete e loção. Depois de tomar um banho usando o sabonete a base de neem, use o óleo ou loção por todo o corpo, por cerca de duas semanas.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!