Remédios Caseiros

Faça remédios caseiros para hidratar os cotovelos secos

Por Redação Doutíssima 23/10/2014

A pele dos cotovelos é muito grossa e, por isso, é uma das áreas do corpo que mais sofre com o ressecamento. Ainda por cima, frequentemente essa parte é usada como apoio, outro fator que contribui para os cotovelos secos. Mas reverter essa condição é muito fácil, e você não precisa gastar o olho da cara com hidratantes – basta usar as nossas receitas de remédios caseiros.

cotovelos-ressecados

Os cotovelos muitas vezes não são hidratados adequadamente. Foto: iStock, Getty Images

Por que tenho os cotovelos secos?

Além de ficar com uma aparência escura ou esbranquiçada, os cotovelos secos incomodam. Podem causar coceira e atrito com roupas, às vezes resultando em sangramentos e feridas, que perigam infeccionar.

É comum que você se incline sobre os cotovelos muitas vezes durante o dia – ao trabalhar no computador, ao almoçar ou até mesmo na hora de beber café. Somando isso ao fato de que, na hora de tomar banho e hidratar a nossa pele, muitas vezes deixamos os cotovelos de lado.

A origem dos cotovelos secos ainda pode ser alguma condição crônica da pele, como psoríase ou eczema. Nesses casos, é necessário consultar um médico dermatologista, que encaminhará o tratamento adequado. Outras possíveis causas são o uso de cosméticos muito fortes e a falta de nutrientes como as vitaminas A e E.

Evitando os cotovelos secos com métodos caseiros

Para prevenir os cotovelos secos, o mais recomendável é evitar ambientes excessivamente secos e banhos muito longos e quentes. Você pode tentar também alguns métodos caseiros ótimos para hidratar e deixar o cotovelo lisinho e suave.

É importante esfoliar a área durante o banho, assim você pode remover as camadas de pele morta que se acumularam nos cotovelos. Repita a esfoliação uma vez por semana, sempre com movimentos circulares. Veja algumas técnicas que você pode utilizar:

Açúcar e azeite

Com a mistura de ¼ xícara de açúcar mascavo com ⅛ xícara de azeite de oliva, massageie suavemente os cotovelos. Deixe descansar por 10 minutos e enxágue com água fria. Você pode adicionar algumas gotas de óleo essencial de baunilha para um delicioso aroma.

Limão e sal

Misture uma colher de sopa de azeite, duas colheres de sopa de suco de limão espremido na hora e ½ xícara de sal. Esfregue a mistura nos cotovelos, suavemente. Deixe descansar por cerca de 10 minutos e enxágue com água morna. Isso é indicado para manchas escuras em outras partes do corpo também.

Mel e linhaça

Misture uma xícara de mel com meia xícara de água morna. Em seguida, coloque 25 gramas de linhaça e misture até formar uma pasta. Leve à geladeira por três horas. Aplique nos cotovelos secos em movimentos circulares, deixe por cinco minutos e enxague.

Hidratação

Após a esfoliação, o próximo passo é a hidratação. Entre os óleos mais recomendados estão os de amêndoas, oliva ou lavanda, que servem para nutrir a pele. Depois de aplicar, coloque um filme plástico para obter melhores resultados e deixe descansar por 20 minutos, antes de enxaguar. Isso também pode ser feito durante a noite, deixando o óleo agir por mais tempo. Não se esqueça de lavar pela manhã com água morna.

O ácido cítrico da casca do limão também funciona como um hidratante para a pele. Corte um limão ao meio e esfregue cada parte em um dos cotovelos. Enxágue com água morna e repita duas a três vezes por semana. Outra alternativa é a de misturar 100g de creme hidratante com pepino ralado e leite. Coloque em seus cotovelos e deixe absorver.


Sites parceiros