Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para dermatose

Por Redação Doutíssima 10/12/2014

A dermatose é um conjunto de doenças que podem ocorrer em toda a superfície do corpo, incluindo a pele, as unhas, o cabelo e as glândulas. Esse termo é usado apenas para as condições de pele que não envolvem inflamação. Nesse caso, tratam-se de dermatites – a confusão entre os dois termos é normal. Para prevenir esse tipo de problema, rituais de beleza envolvendo receitas caseiras são a dica.

dermatose

Remédios caseiros aliviam a coceira causada pela dermatose. Foto: iStock, Getty Images

Saiba mais sobre a dermatose

 

A pele tem várias camadas, e uma dermatose pode envolver mudanças em algumas ou todas elas. Os tipos mais comuns de dermatoses são a acne, o meloma, o vitiligo e as alergias. Diagnosticar corretamente a condição não é uma tarefa muito fácil, pelo menos sem a ajuda de um médico especialista, pois existem milhares de possíveis doenças da pele.

 

Por isso, antes de pensar em iniciar qualquer tipo de tratamento caseiro, o ideal é procurar um dermatologista. Mas há também alguns métodos caseiros que fazem maravilhas pela nossa pele, inclusive se você tiver com algum tipo de dermatose. Confira abaixo.

 

Melhores remédios caseiros contra dermatose

 

Aloe vera (babosa)

 

Esta é uma planta incrível, que pode curar quase todos os problemas de pele. Ela possui propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antifúngicas. Além disso, contém vitamina E, que ajuda a manter a pele hidratada. Como se não bastassem todos esses benefícios, também auxilia na redução da coceira, que é um dos sintomas comuns de uma dermatose. Para isso, basta extrair o gel da planta e aplicar na área afetada.

 

Aveia coloidal

 

A aveia coloidal ajuda a acalmar e a proporcionar conforto para a coceira na pele. Ela contém propriedades anti-inflamatórias, calmantes e anti-irritantes que proporcionam alívio para muitas condições de pele relacionadas com a dermatose.

 

Para obter todos esses benefícios, é muito simples: adicione uma xícara de farinha de aveia coloidal em um balde de água morna, e mantenha a área afetada submersa nesta água por 15 minutos. Também é possível colocar um pouco de água em uma xícara de aveia coloidal e colocar esta pasta sobre a pele. Se você não tiver aveia coloidal, pode usar farinha de aveia.

 

Compressas

 

Fazer compressas é uma ótima maneira de aliviar o desconforto causado por uma dermatose. Você deve fazer compressas frias com uma gaze para ter um efeito anestésico no local. Para potencializar esse método, a melhor dica é usar chá de camomila, já que esta planta tem um efeito calmante sobre a pele.

 

Manjericão

 

Outro remédio natural muito usado em qualquer caso de dermatose, principalmente se for causada por algum tipo de alergia, é o manjericão. Ele funciona como um anti-histamínico natural e pode melhorar a coceira e os casos de inflamação.

 

Coloque uma colher de sopa de folhas de manjericão em um frasco e adicione água quente. Cubra o recipiente e deixe esfriar. Aplique esta mistura sobre a área afetada utilizando um pano de algodão.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!