Receitas

Conheça 5 benefícios incríveis do chá verde

Por Redação Doutíssima 26/12/2013

Rico em antioxidantes e nutrientes, o chá verde têm efeitos poderosos sobre o corpo. Melhorar a função cerebral, auxiliar na perda de gordura e diminuir o risco de câncer são alguns de seus benefícios mais conhecidos. Ainda assim, é necessário consumir com moderação.

Por que o chá verde?

Nativo da China e da Índia, esse chá é consumido e aclamado por seus benefícios à saúde há séculos. Recentemente, ganhou popularidade em outras partes do mundo. Vale saber que o chá é a segunda bebida mais consumida do mundo – perde apenas para a água. Mas, segundo artigo da revista Today’s Dietitian, apenas 20% é verde, contra 78% do chá preto. Que tal mudar?

A razão pela qual o chá verde pode ser considerado mais benéfico que o chá preto é o seu processamento, que não exige que aconteça a fermentação. – ambos são feitos a partir da planta Camellia sinensis

Parece um detalhe, mas não é. Justamente por causa dele, o verde é capaz de manter sua quantidade máxima de antioxidantes e polifenóis, substâncias responsáveis por inúmeros benefícios.

Historicamente, ele é usado nas medicinas tradicionais chinesa e indiana para controlar sangramento, cicatrização de feridas, digestão, regulação da temperatura e melhor da saúde cardíaca e mental.

chá verde

O chá verde pode contribuir para melhorar a sua saúde. Foto: iStock, Getty Images

Possíveis benefícios à saúde

A popularidade desse chá despertou a curiosidade de cientistas. Algumas pesquisas acabaram por comprovar seus benefícios para a saúde. Confira:

Câncer

De acordo com o National Cancer Institute, dos Estados Unidos, os polifenóis do chá podem diminuir o crescimento de tumores e proteger contra danos causados pela radiação ultravioleta. Eles também observaram que, em países nos quais o consumo é alto, as taxas de câncer tendem a ser menores.

Doença cardíaca

Um estudo publicado no Journal of the American Medical Association concluiu que o consumo do chá está associado à redução da mortalidade por todas as causas, incluindo doenças cardiovasculares.

O estudo acompanhou mais de 40 mil participantes japoneses entre 40 e 79 anos por um período 11 anos, a partir de 1994. Eles atribuíram esse efeito às catequinas, compostos que possuem capacidade de proteção, particularmente sobre o sistema cardiovascular.

Colesterol

Uma análise de estudos publicados no Journal of American Dietetic Association mostrou que o consumo desse chá está ligado a reduções significativas no total de LDL, o chamado colesterol ruim.

Doenças inflamatórias da pele

Um estudo publicado na revista Experimental Dermatology concluiu que esse chá é capaz de ser um novo tratamento para doenças de pele, como psoríase e caspa. Foi estudado um modelo animal para doenças inflamatórias da pele, caracterizada por manchas de pele seca, vermelha e escamosa, causadas pela inflamação e produção excessiva de células da pele.

Os tratados com chá verde mostraram crescimento mais lento das células e a presença de um gene que regula o ciclo de vida das células.

E você, costuma tomar o chá verde? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!