Relacionamento

8 maneiras de construir uma boa relação

Por Redação Doutíssima 09/01/2014

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Nós estamos com tudo no lugar, você está em uma conversa profunda, e o vôo é liso, sem curvas, e totalmente satisfatória, trazendo a pessoa para mais perto a cada minuto. Mas você também já esteve devegar para tentar expressar seu ponto de vista e o seu amor acabou mudando de assunto. A próxima coisa que você sabe, você tem um caso grave de controle emocional. Isso porque se você conhece alguém por 15 minutos ou 15 anos, a maneira que você tanto fala aumenta a confiança, intimidade e amor, ou o oposto. Aprenda aqui 8 maneiras de de construir uma relação melhor.

Comunique-se! Afinal de contas, é a ferramenta que você usa todos os dias para construir seus relacionamentos mais próximos, e especialistas (assim como o senso comum) nos diz que as palavras certas, ditas da forma correta, podem fazer maravilhas, mesmo nas interações impertinentes. O problema? A maioria de nós pensam que somos bons comunicadores, mas a pesquisa mostra que surpreendentemente não somos tanto o quanto pensamos. A culpa de tudo isso?Execsso de envio de e-mails, mensagens de texto ou a escassez de tempo de falar pessoalmente.

De acordo com o trabalho inovador no campo da neurociência, no entanto, é fácil de nos treinar para falar e ouvir de uma forma que estimula a simpatia e a confiança no cérebro da outra pessoa em questão de segundos. Então, se você está falando com um amigo, um cônjuge, ou um colega de trabalho, estes oito dicas vão garantir o melhor diálogo possível.

 

1) Se estire e respire.

Quando as conversas são um desafio, a pessoa que pode manter a calma será o maior beneficiado. Isso porque o estresse gera irritabilidade, irritabilidade leva à raiva e a raiva desliga a sua capacidade de alcançar o seu ponto de vista. Portanto, antes de entrar em qualquer diálogo importante, espere um ou dois minutos para entrar em um estado de relaxamento profundo. Muitos estudos de escaneamento do cérebro, têm mostrado que tais exercícios simples como respirar lentamente contando até cinco, esticando o pescoço e até mesmo fingindo alguns bocejos podem mudar o seu cérebro a melhorar suas habilidades de comunicação de forma mensurável.

 

2) Mantenha 5 pensamentos positivos.

Qualquer pensamento negativo pode interferir com as partes de seu cérebro envolvidas no processamento da linguagem, audição e fala, levando a uma mútua defensiva e até mesmo a desconfiança. Declarações como “Você me deixou para baixo” ou “Eu não gosto do seu tom” ou até mesmo um tipo estranho de olhar pode gerar uma reação de luta ou fuga no cérebro da outra pessoa.

Para combater isso, empregue a seguinte regra: Para cada sentimento negativo que você mantém sobre si mesmo, sobre uma pessoa ou sobre algo, pense que isso poderia ter 5 motivos positivos. A pesquisa mostrou que este é um dos fatores mais importantes para prever o sucesso nos relacionamentos pessoais e empresariais.

 

3) Sorria sempre.

Se você quiser aumentar seu sucesso, tente ter em mente uma lembrança agradável ou pensamento em alguém que você ama, antes de começar uma conversa. Isso vai criar uma expressão facial sutil, convidativa que transmite bondade, compaixão e interesse. Quando outra pessoa vê isso, estimula-se um sentimento de confiança em seu cérebro. A expressão no rosto da outra pessoa, então, inconscientemente refletirá num processo conhecido como ressonância neural e isso vai aprofundar a sensação de satisfação de todos. Como demonstrou os pesquisadores da universidade Loyola de Chicago que contentamento dá origem à conversas mais felizes. Memórias agradáveis também liberam substâncias químicas de prazer no cérebro que irá levá-lo a estados ainda mais profundos de intimidade descontraída.

 

4) Não olhe somente para o exterior, como também para o interior.

O contato olho no olho estimula os circuitos de rede social em seu cérebro, diminui o cortisol, o hormônio do estresse e aumenta a oxitocina, um hormônio que aumenta a simpatia. Olhando para alguém face-a-face dentro dos olhos também significa que você será mais capaz de reconhecer as sete expressões faciais básicas (raiva, medo, tristeza, nojo, surpresa, desprezo e felicidade), embora possam durar apenas um segundo. Isto torna mais fácil de reparar o dano antes que a pessoa percebe que a conversa acabou sendo levada para um outro lado.

 

5) Expresse sua apreciação.

As primeiras palavras que você fala para alguém irá definir o tom para toda a interação, e um único elogio pode ser tudo que você precisa para gerar cooperação e confiança. Reclamações, por outro lado, criam imediatamente uma reação defensiva da parte da outra pessoa e raramente vai conseguir o que você quer.

Comece cada conversa com um elogio sincero, e termine com uma frase que transmita profundo apreço pela outra pessoa. A pesquisa mostra que as observações recebidas no final de uma interação são especialmente eficazes porque eles permanecem na mente de outra pessoa.

 

6) Seja breve.

Sempre que possível, diga uma frase ou duas de cada vez, e em seguida, faça uma pausa e tome fôlego para relaxar. Por quê? A pesquisa mostra que nossas mentes conscientes mantêm apenas um pequeno pedaço de informação. Se você tem que falar por um longo período de tempo, deixe seu amigo saber com antecedência. Isso vai encorajá-lo a se concentrar e ignorar a intromissão de seu próprio discurso interior.

 

7) Construa a confiança.

Quando você finalmente chegar para conversar com seus amigos, cônjuge ou familiares, concentre para falar suavemente. Isso significa falar lentamente, o que pode aprofundar o respeito deles em relação a você, de acordo com pesquisa publicada no boletim de personalidade e psicologia social.

Mas seu tom importa também, e muito. Se deixar cair o tom de sua voz e falar mais devagar, a pessoa vai ouvir e responder com maior confiança. Esta estratégia foi desenvolvida e testada em 2011 no departamento de ciências da comunicação e distúrbios da universidade de Houston, e tem sido usado para ajudar os oncologistas à darem a más notícias para os pacientes da forma mais favorável possível.

 

8) Ouça, realmente ouça.

Esta é uma tarefa ardua e mais difícil do que parece. A pesquisa mostra que a maioria de nós começa a falar antes que a outra pessoa tenha terminado de falar. Mesmo os médicos, que são treinados para ouvir com atenção para informações médicas importantes, tendem a interromper os pacientes dentro de 23 segundo, muito antes de verdadeiras preocupações de um paciente terem sido declaradas. Para escutar profundamente e completamente, você deve treinar sua mente para manter o foco na pessoa que está falando, e não apenas em suas palavras, mas também suas expressões faciais e linguagem corporal. Claro, isso requer alguma prática para obter sucesso, mas mesmo se a outra pessoa não parar de tagarelar, tente responder ao que ela acabou de dizer, ao contrário de mudar a conversa de volta para o que você quer falar.

O melhor plano de todos? Compartilhe estas estratégias com o seu parceiro e pratique-a com outras pessoas seu entorno. Em apenas algumas semanas, você vai realmente melhorar os centros de comunicação em seu cérebro assim como você construirá uma maior confiança e intimidade com o próximo.