Guia dos Dentes

Bracelift: coloque aparelho dental e afaste o envelhecimento facial

Por Redação Doutíssima 16/01/2014

lift-4

Um assunto constante na ortodontia atual é a busca pela estética o mais próximo da perfeição e da harmonia, juntamente com o tratamento com tecnologias praticamente invisíveis e extremamente confortáveis, bem como, o tratamento do paciente como um todo, buscando a harmonia da face e não somente reposicionar dentes e osso. É um passo muito complexo e que deixa muitos ortodontistas de “cabelo em pé” na hora de planejar e executar os casos. Essa soma de necessidades se torna relativamente complexa de ser alcançada e isso somado a fatores como cooperação do paciente, faz com que a vida dos ortodontistas fique um pouco mais desafiadora. Vamos conhecer melhor o bracelift para podermos dar mais valor para nosso ortodontista.

lift-5

Quando falamos do termo bracelift, nos referimos ao simples fato de os bráquetes poderem fazer um lifting na face do paciente. Isso se definiria como o aparelho dental tratando dentes e melhorando a face do paciente: suavizando linhas de expressão, restaurando proporções faciais ou mesmo a auto-estima que vai surtir efeito direto na beleza e harmonia da face do paciente.

Dentro da medicina estética, o lifting é uma técnica muito utilizada em rejuvenescimento, quando se quer modificar o problema da flacidez da pele. Pode ser cirúrgico ou estético. O lifting cirúrgico é uma cirurgia plástica na qual, uma pequena quantidade de pele é removida das laterais do rosto. O lifting estético, é composto por uma associação de massagens manuais, com a mesma finalidade que é melhorar a flacidez da pele.

lift-6

Quando falamos de procedimentos mais invasivos como as cirurgias ortognáticas, as mudanças são mais drásticas na face do paciente. Tratamentos com extrações variadas de dentes também possuem maiores efeitos sobre a face. Podemos incluir nessa lista, os tratamentos ortopédicos, quando feitos no período certo, proporcionando mudanças consideráveis na estética do paciente.

lift-2

O tratamento ortodôntico está, cada vez mais, sendo executado em pacientes adultos ou mesmo adultos com idades avançadas. Temos associado a ortodontia com tratamentos reabilitadores, apresentando resultados muito satisfatórios. No caso dos pacientes adultos é que temos maiores efeitos na face, do ponto de vista de uma melhora mais parecida com o lifting. Com a nova conformação dos dentes, os tecidos da face terão um novo posicionamento e, se bem direcionados pelo ortodontista, terão um efeito de mais harmonia ou de rejuvenescer.

lift-3

Lembro que não depende somente do ortodontista, fatores como cooperação do paciente, limites anatômicos do paciente ou características da face de cada linhagem familiar. O tratamento ortodôntico evolui a cada dia e nos dá possibilidades de realizar os sonhos de muitos pacientes mas entenda quando seu ortodontista disser que para o seu caso existe um limite e você precisa respeitar esses limites.