Guia dos Dentes

Dúvida do leitor: colocar aparelho ainda criança ou adulto? Desde criança vai demorar muito?

Por Redação Doutíssima 18/01/2014

apar-3

A questão da época de colocação do aparelho é algo que preocupa muito os paciente que não sabem em que momento colocar aparelho em seus filhos ou em si mesmo. E até para os ortodontistas, é um assunto complicado em alguns casos. O que acontece na maioria das vezes é que os pais acham que o erro na face ou nos dentes do filho é normal e que vai corrigir sozinho com a idade e em alguns casos isso acontece mesmo mas só o ortodontista, com todos os exames, vai poder resolver se coloca o aparelho de imediato ou se aguarda mais um pouco. Você acha que se colocar o aparelho desde criança vai gastar mais tempo e dinheiro? o melhor é colocar ainda criança ou na fase adulta.

idade-5

O acompanhamento com o dentista para consultas regulares com o dentista devem começar desde os primeiros meses de vida do bebê. Ao longo do desenvolvimento, seu dentista vai conhecendo a sua evolução e avaliando se tudo está desenvolvendo bem ou se precisa de alguma intervenção. Se o dentista achar que algo está indo errado, encaminhará para um ortodontista que vai pedir a documentação ortodôntica e fechar o diagnóstico.

aeb-5

São vários os problemas ortodônticos que precisam ser tratados o mais rápido possível, desde idades ideais ao longo da infância e adolescência. Problemas que se não tratados corretamente nessa fase, se tornarão graves e poderão até ser submetidos à cirurgias ortognáticas que poderiam ter sido tratadas na infância o que não precisaria operar na fase adulta.

aparelhof-5

Entendo que o assunto é um pouco complexo e não quero colocar muitas informações para piorar ainda mais a compreensão. Casos que percebemos uma desproporção de crescimento como o paciente que possui o queixo muito grande ou é muito dentuço ou possuí o rosto muito alongado, são pacientes que apresentam problemas ósseos e isso vai indicar que o ortodontista precisa intervir o mais cedo possível com aparelhos que alterem esse padrão de crescimento. Então, no caso do paciente com o queixo muito grande, o dentista começa a usar aparelhos que vão segurar o crescimento desse queixo enquanto as outras estruturas faciais crescem e ficam do mesmo tamanho que o queixo e isso deixará o caso mais proporcional.

apar-2

O que posso lhes dizer é que não existe um padrão de época para colocar aparelho, cada caso tem um protocolo de ação que precisa ser seguido. O importante é você encontrar um ortodontista que você confie e se empenhar no tratamento, seguindo todas as regras.