Clínica Geral

Veja como tratar o dermografismo

Por Redação Doutíssima 04/01/2015

O dermografismo é uma doença que afeta boa parte da população mundial, no entanto, não envolve riscos à saúde das pessoas e, na maioria das vezes, passa despercebida tamanha é a sutileza dos seus sintomas. Mas, pode ocorrer fortes coceiras e vergões tão agressivos que exige o uso de medicamentos adequados para conter a intensidade dos sintomas.

Electrolysis Treatment

Dermografismo vem do grego

 

O nome dermografismo vem do grego e significa escrever na pele. A doença faz parte do grupo das urticárias físicas, ou seja, provocada por estímulos externos. Os principais sintomas são vermelhidão na pele pressionada e coceira no local.  A doença pode ser desencadeada em crianças e adultos e não provoca complicações nos pacientes.

 

Diferentemente da urticária, que é caracterizada por manchas vermelhas na pele e acompanhada de coceira, ambas provocadas por alimentos, medicamentos, substâncias irritadiças ou outras doenças, no dermografismo a coceira e o vermelhidão surgem somente após pressão no local. Geralmente acontece depois de a pessoa usar roupas justas ou lingerie com elásticos.

 

Teste caseiro ajuda no diagnóstico

 

É fácil de identificar se uma pessoa tem ou não dermografismo. Para isto basta abrir um clipe ao meio e fazer um risco na parte interna no braço – o risco deve sair do cotovelo e seguir até o pulso. Se a região ficar sobressalente e avermelhada a pessoa tem a doença e deve buscar um médico.

 

O especialista fará testes no consultório e poderá pedir exames de sangue, urina e fezes para descartar que o dermografismo seja o sintoma de alguma doença mais grave. Após a exclusão de qualquer enfermidade, provavelmente o paciente nem precise de tratamento, apenas medicamentos para controlar coceiras pontuais.

 

Na maioria dos casos, a doença não tem cura, mas os sintomas podem ser controlados. Por isso, a reincidência é inevitável. Os anti-histamínicos são os medicamentos mais indicados para controlar as coceiras durante as crises, assim, os vergões característicos acabam não surgindo.

 

Em casos mais severos os médicos podem sugerir o uso de medicamentos ansiolíticos ou antidepressivos. Não é aconselhável a automedicação, pois o dermografismo pode ser sintoma de outra doença, e somente um especialista pode descartar esta possibilidade.

 

Como prevenir o dermografismo

 

O surgimento de crises de dermografismo pode ser prevenido com medidas simples e diárias. Como a pressão da pele é o principal desencadeador das crises, é importante evitar roupas muito justas, assim como calcinhas e sutiãs que façam muita pressão. Dê preferência a tecidos e roupas de algodão.

 

Na hora do banho, não use esponjas ou buchas. O ideal também é se banhar apenas uma vez ao dia, pois o excesso de água morna ajuda a ressecar a pele e contribui para o surgimento de coceiras. Para se secar, use toalhas macias e não exerça pressão sobre a pele. O uso de hidrante na pele ainda molhada também ajuda a prevenir as crises.

 

Manter uma alimentação balanceada e beber dois litros de água por dia ajuda a manter a pele hidratada. Praticar atividade física regular ajuda na liberação de endorfina, conhecido como o hormônio da felicidade, o que ajuda a evitar o estresse, outro fator de risco para o desenvolvimento de coceiras.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!