Ontem tivemos uma longa e deliciosa conversa sobre as diferentes possibilidades e maneiras de limpar a escova dental da melhor forma possível e avisei que hoje falaríamos sobre o seu armazenamento. De nada adianta limpar muito bem a escova dental e armazenar de forma errada e o contrário é verdadeiro, de nada adianta armazenar da maneira mais eficaz possível se a limpeza não foi feita como deveria. Então, coloquei as duas conversas próximas para você poder aprender sobre dois assuntos que são complementares e diretamente ligados. Como você já sabe tudo sobre a limpeza de sua escova e já teve um dia para treinar, vamos aprender as formas de armazenamento.
Para armazenar ou guardar a sua escova dental, você precisa pensar em um local fechado mas que não seja abafado. Que a escova não toque em nada com suas cerdas, deixando as cerdas suspensas. Um local livre de possíveis contaminações. Já vi casas que a escova dental fica em um pote, completamente descoberta, em cima da pia e do lado do vaso sanitários. Pessoal, isso é inaceitável. Não vou nem comentar mas é claro que a força gerada pela descarga do vaso, quando você a usa, joga um borrifo de micro partículas que vão quase até o teto. No mínimo, dê descarga com a tampa fechada.
Deixando de falar de vaso sanitário e voltando para a escova dental, ela deve ser armazenada em locais como:
– Armário de banheiro que possua as condições citadas acima.
– Recipientes de plástico que a escova possa ficar suspensa e sem encostar as cerdas.
– A caixinha de proteção da cabeça da escova que já vem com algumas, é muito útil mas segue os mesmos cuidados para não acumular umidade.
– Alguns outros métodos de armazenamento mas que seguem as normas que conversamos.
Estamos falando de algo que não precisa de grandes investimentos nem de grandes modificações em seu banheiro. Escova não pode encostar em outra escova, isso é lei. Não é aceitável um recipiente no qual caiba todas as escovas da família e elas ficam se encostando.
O ideal para uma família é um recipiente, dentro de um armário e que cada escova fique em um “buraquinho” próprio. Para melhorar, pode colocar um pouco de antisséptico bucal a base de clorexidina dentro de um borrifador. Sempre quando terminar cada escovação, a pessoa dá apenas uma borrifada e guarda a escova, lembrando de deixar o mais seca possível.