Remédios Caseiros

Tomilho: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 19/01/2015

Muito usado na gastronomia, na indústria da perfumaria e na medicina natural, o tomilho é uma planta de origem europeia, que tem na sua história muitas curiosidades. Era usado no Antigo Egito para embalsamar múmias. Já os gregos, segundo conta lenda, usavam a planta para se perfumar.

Na Idade Média, era recomendado para o tratamento de piolhos, paralisia e lepra. No século XVII era usado para acabar com a melancolia e evitar pesadelos. Há quem diga que foi feita com ramos de tomilho a manjedoura do Menino Jesus.

tomilho

Muito mais que tempero, erva tens muitos fins medicinais. Foto: iStock, Getty Images

Tomilho também é antibiótico natural

Na medicina natural, tem propriedades antioxidantes, antissépticas e antidepressivas. Antibiótico natural, também é empregado para auxiliar a digestão, para a descontração muscular, e em casos de estresse e depressão, já que acalma o sistema nervoso.

A planta ainda possui um aroma agradável e por isso é empregada como desodorante e desinfetante. Além disso, é diurético, tônico e combate cólicas, diarreias, azia e má digestão.

Um dos usos mais populares do tomilho na medicina natural é contra as doenças do sistema respiratório, como a bronquite, catarro e tosses. São tratadas com a erva, ainda, aftas, dores de garganta e demais inflamações na boca.

Como planta bastante ampla na utilização como remédio caseiro, ainda pode ser usada no combate à anemia, gripe, na diminuição do corrimento vaginal, na eliminação da acne e suavização de suas manchas e ainda no fortalecimento dos cabelos, evitando a queda.

Chá de Tomilho

Coloque um pequeno ramo da planta em um recipiente e um litro de água fervente sobre a planta. Tape e mantenha em infusão por uma hora, coe e beba. Em casos de gripe, use o chá bem quente, principalmente se as vias respiratórias estiverem obstruídas. O chá pode ser adoçado com mel.

Decocção

Junte 1 colher (chá) de sementes da planta para cada xícara de água. Ferva por 15 minutos e tome até 4 xícaras ao dia. Outra opção é feita com 2 colheres (sopa) de raízes, talos e caule, fervidas por  15 minutos. Tome até 3 vezes aos dia.

Banho de assento

Faça uma decocção com 100 gramas da erva em 2 litros de água. Use também para reumatismo e gota (em fricções).

Uso externo

Junte 50 gramas da planta em um litro de água. Aplique em cataplasmas 2 vezes ao dia deixando agir por 10 min.

Xarope para pneumonia

Junte 10 gramas de folhas frescas de tomilho, 1 pau de canela, 1 xícara de água numa panela, leve ao fogo e mantenha em fogo baixo por 30 minutos. Desligue o fogo e, depois de morno, coe e adicione 50 gramas de mel e suco puro de 1/2 limão pequeno. Misture bem e deixe apurar por mais 5 minutos. Tome uma colher pela manhã e à noite por 7 dias.

Embora tenha uma ampla utilização como remédio, o tomilho não é indicado para pacientes com insuficiência cardíaca, gastrite, úlceras e problemas semelhantes, assim como gestantes e lactantes.

A planta não deve ser usada por períodos prolongados pois pode provocar tireotoxicosis.. Doses elevadas podem causar convulsões, toxicidade hepática, albuminúria e hematúria.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!