Remédios Caseiros

Pau-pereira: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 23/01/2015

Considerada uma das dez plantas medicinais brasileiras mais importantes, o pau-pereira pode ser a solução para muitos problemas de saúde. E, além de possuir uma composição rica em elementos que podem ajudar a tratar doenças, o grande ponto positivo é que ela é muito fácil de encontrar, principalmente em Minas Gerais, Bahia, Espirito Santo e Rio de Janeiro.

 

pau pereira

O pau-pereira é uma das principais plantas medicinais do Brasil. Foto: iStock, Getty Images

 

Esta árvore pode ser conhecida por outros nomes, como chapéu-de-sol e tinguaba, pau-forquilha, canudo amarguroso, pau-forquilha, pau-de-pente, camará-de-bilro e camará-do-mato, mas todas estas denominações estão relacionadas a geissospermum laevis, seu nome científico.

Propriedades do pau-pereira estão na casca

 

Ao contrário de muitas plantas medicinais, as propriedades de cura desta não está em suas folhas ou raízes, mas sim em sua casca de sabor amargo, que é usada para muitos remédios caseiros.

Segundo pesquisadores brasileiros, o poder da planta se deve a um alcaloide encontrado em sua casca, que foi chamado de pareirina. Com isso, o pau-pereira pode beneficiar o tratamento de inúmeras complicações, como má digestão, tontura, prisão de ventre, falta de apetite e mais comumente a malária.

Isso porque seus compostos têm ação febrífuga, tônica, hepatoprotetora e digestiva. Veja quais são os principais remédios caseiros usando a casca do pau-pereira que você é capaz de fazer em casa e utilizá-los sempre que tiver algumas destas condições de saúde em que ele pode auxiliar no tratamento.

Aprenda a fazer o chá

 

É possível preparar o chá de pau-pereira de diversas formas. Uma delas é desfiar o equivalente a duas colheres da casca e deixar ferver em um litro de água. Além disso, você pode preparar este remédio usando apenas a planta e água fria.

Para usar o pau-pereira como um digestivo, uma sugestão é utilizar uma xícara de chá sempre antes ou após as principais refeições.

Mas no caso de outras condições mais graves de saúde, como febre, é possível tomar uma xícara de chá a cada duas horas. Mas procure não exceder mais do que seis doses do chá por dia. É importante sempre, antes de começar a usar, conversar com seu médico para saber a dose adequada.

Tintura de pau-pereira

 

Outra forma de usar a casca de pau-pereira é através da preparação de uma tintura, onde é possível obter uma forma mais concentrada de seus elementos. Para isso, basta colocar algumas colheres da casca em um vidro com tampa, acrescentar um copo de vodka e guardar por, no mínimo, três dias.

 

Depois deste tempo, basta coar a mistura e colocar em um vidro escuro, preferencialmente que possua um conta-gotas. Para usar este remédio caseiro, é só colocar 10 gotas da tintura em um copo de água e beber diariamente.

Cuidados

 

A casca desta árvore é totalmente segura para o consumo humano, mas é sempre necessário consultar o seu médico se tiver qualquer tipo de complicação de saúde ou tomar outros medicamentos que podem ter o seu efeito alterado por ela. Por isso, converse com o seu  médico sobre o uso da planta.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!