Remédios Caseiros

Aprenda a reduzir as contrações da câimbra com receitas caseiras

Por Redação Doutíssima 19/10/2014

câimbra muscular é um movimento involuntário e frequentemente doloroso, proveniente do efeito da contração dos músculos. De forma geral, pode-se dizer que os grupos de músculos envolvidos com mais frequência no surgimento desses espasmos são os da panturrilha – posteriores da parte inferior da perna – e os posteriores e frontais da coxa. Para evitar as contrações, há algumas receitas caseiras que você pode tentar.

câimbras

As câimbras são contrações musculares involuntárias e que podem doer. Foto: iStock, Getty Images

Quais são as causas da câimbra

Além dos grupos musculares citados acima, a câimbra também aparece com alguma frequência em locais como os pés, mãos, braços, abdômen e ao longo da caixa torácica. Ela geralmente ocorre quando um músculo é sobrecarregado ou lesionado.

Praticar exercícios físicos sem tomar líquidos (desidratado) ou quando se tem níveis baixos de minerais como o potássio ou cálcio também pode deixar a pessoa mais suscetível a um espasmo muscular. E esse evento pode acontecer durante a prática de qualquer tipo de esporte ou atividade – desde boliche até natação e tênis.

Os espasmos musculares podem ocorrer com mais frequência em pessoas que têm problemas de alcoolismo, hipotireoidismo, insuficiência renal, consumo excessivo de medicamentos, problemas metabólicos e gravidez.

Como conter a câimbra muscular

É possível reduzir a possibilidade de sofrer as contrações musculares involuntárias por meio de remédios caseiros. Um deles é o suco de frutas com gengibre. Para prepará-lo, você vai precisar de duas maçãs, dois kiwis e aproximadamente dois centímetros de gengibre. É só passar todos os ingredientes na centrífuga ou processador de alimentos e beber logo a seguir.

Este é um ótimo remédio caseiro para a câimbra pois é rico em magnésio, potássio e outros minerais que ajudam a circulação sanguínea, reduzindo a chance de acontecer um espasmo. Recomenda-se tomar este suco todos os dias, logo pela manhã.

Banana com aveia

Também é considerado um ótimo remédio caseiro para câimbra a ingestão frequente de uma vitamina de banana com aveia. Para fazer essa batida, você vai precisar de uma banana madura, um copo de leite – que pode ser substituído sem problema algum por um potinho de iogurte – e duas colheres de aveia.

A sua vitamina é simples de ser feita. Basta bater todos os ingredientes no liquidificador, adoçar a gosto e beber a seguir. Esta vitamina é muito eficiente contra as câimbras pois a banana é rica em potássio. Recomenda-se consumir alimentos ricos em nesse mineral, beber bastante água e evitar os diuréticos.

Para não enjoar da vitamina de banana com aveia, consuma a fruta em outras receitas, como em bolos, amassada ou até mesmo pura, na sua forma natural.

Mas lembre-se sempre que a câimbra não é uma doença, mas sim um sintoma. A princípio ela é normal, mas se, mesmo com as receitas caseiras, você continue tendo espasmos com muita frequência, o indicado é procurar um médico, que pode averiguar se há um quadro clínico mais grave por trás disso.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!