Remédios Caseiros

Faça remédios caseiros para acabar com a azia

Por Redação Doutíssima 14/10/2014

Em todo mundo, há milhões de pessoas que sofrem de azia, que pode surgir de vez em quando – uma vez por mês, por exemplo – ou até várias vezes na mesma semana – em sua forma crônica. Essa é uma condição caracterizada pela desconfortável sensação de queimação no estômago e esôfago, que pode se arrastar, às vezes, até a garganta.

azia

A queimação da azia pode ser combatida com receitas naturais. Foto: iStock, Getty Images

Origem da azia

Ela é causada pelo refluxo ácido, que ocorre quando o anel de músculo, que permite que o alimento vá para o estômago, relaxa quando não deveria. O resultado é que o ácido estomacal sobe até o esôfago, originando a sensação de queimação.

Se você sofre de azia crônica, o mais recomendado é procurar um médico, que poderá receitar o tratamento por meio medicamentos. Mas se você só sofre com esse problema ocasionalmente, vale a pena tentar alguns métodos caseiros e naturais para acabar com a queimação.

Conheça 4 receitas caseiras para acabar com a azia

Bicarbonato de sódio

Uma colher de bicarbonato de sódio pode ajudar a colocar um fim à sensação de queimação causada pelo refluxo ácido. Isso porque ele é uma substância base, com pH maior do que 7,0, e, portanto, neutraliza o ácido do estômago.

Para essa receita, misture uma colher de chá de bicarbonato de sódio em um copo de água, mexa e beba toda a mistura. Você pode repetir se achar o necessário, mas não deve exceder a sete doses em um período de 24 horas. Além disso, evite a utilização deste método por mais de uma semana consecutiva, já que o elevado teor de sal pode ocasionar efeitos colaterais, como náuseas ou inchaço.

Goma de mascar

O jornal Dental Research conduziu um estudo que mostrou que pessoas com sintomas da doença do refluxo gastroesofágico, ou azia crônica, obtiveram um alívio quando mastigaram um chiclete sem açúcar por 30 minutos após uma refeição.

Isto é porque a goma de mascar estimula as glândulas salivares, aumentando o fluxo de saliva.  É possível que o mesmo efeito ocorra para a azia ocasional. Por isso, depois de uma refeição, mastigue uma goma de mascar sem açúcar por 30 minutos para aliviar a queimação.

Banana ou uma maçã

As bananas contêm antiácidos naturais, que podem atuar como um amortecedor contra o refluxo ácido. O remédio mais simples para azia, portanto, é consumir algumas bananas diariamente. A maçã é outra fruta que pode ter esse efeito.

Camomila

Tomar uma xícara de chá de camomila uma hora antes de ir dormir pode ajudar a reduzir a inflamação no estômago e, possivelmente, equilibrar os níveis de acidez. A camomila também faz maravilhas para aliviar o estresse, que pode desencadear o refluxo ácido, e vai ajudá-lo a dormir bem durante a noite também.

Ferva uma xícara de água em uma panela e abaixe o fogo. Misture 1 colher de chá de pétalas secas de camomila, e deixe ferver por 45 segundos. Retire do fogo e deixe as pétalas de molho por um minuto ou dois antes, de coar. Despeje o chá em uma caneca, e adicione um pouco de mel ou limão, se desejar.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!