Remédios Caseiros

Plantago ovata: aprenda sobre os seus benefícios

Por Redação Doutíssima 20/01/2015

Para quem sofre frequentemente com prisão de ventre e constipação, a plantago ovata, mais conhecida como psyllium, é um santo remédio. É nativa da Índia e do Paquistão e a safra anual é cultivada na região Noroeste da Índia. Rajasthan responde sozinho por 60% da produção mundial de plantago ovata.

Ao contrário de muitas plantas, o grande benefício da plantago ovata não está em suas folhas, mas sim nas cascas da semente, onde está contido um grande número de fibras, além de mulagens, iridoides e ácidos graxos.

Plantago ovata

Combate à prisão de ventre é uma de suas principais propriedades. Foto: iStock, Getty Images

Plantago ovata também para o coração

 

Mas pesquisas mostram que os benefícios desta planta vão além do alívio das dificuldades em ir ao banheiro, chegando a trazer resultados positivos para o coração e o pâncreas.  As fibras encontradas nas sementes são compostas por hidratos de carbono não digeríveis, principalmente, a partir de fontes vegetais.

 

Elas movem-se através dos intestinos sem ser decompostas ou absorvidas, e faz com que os resíduos metabólicos sejam excretados na bílis para fora do corpo. Ela incha no fluido do estômago para formar um gel, retardando a digestão, e ajuda a mover a comida através do aparelho digestivo.

Estas propriedades geralmente aumentam a saúde do seu sistema gastrointestinal. O uso da plantago ovata é feito em forma de pó ou suplementos, por isso, é facilmente encontrada em lojas de produtos naturais e o seu uso deve ser feito conforme a indicação do seu médico ou do rótulo do produto.

Principais benefícios da plantago ovata

 

Saiba um pouco mais sobre os benefícios que esta planta pode trazer para a saúde humana conhecendo os males combatidos por seu uso.

1. Constipação

 

As sementes da plantago ovata são um laxante de formação de massa, o que significa que absorve a água em seu intestino e torna seus movimentos muito mais fáceis.  Enquanto isso, ajuda a promover a regularidade, o que diminui a flatulência.

Algumas pesquisas têm mostrado que o consumo de 10 gramas de casca de plantago ovata com probióticos diariamente é uma maneira segura e eficaz para tratar a doença de Crohn.

2. Saúde do coração

 

Uma pesquisa mostrou que fibras solúveis podem ajudar a controlar os níveis de colesterol. Os níveis controlados de colesterol são importantes para todos, mas vital para as pessoas com idade superior a 50 anos.

Um estudo mostra que a plantago ovata é uma maneira eficaz para as pessoas diminuírem seu colesterol, com poucos efeitos colaterais. Se você precisa diminuir o seu colesterol, pergunte ao seu médico se a adição deste suplemento em sua dieta é ideal para você.

O colesterol alto é apenas uma maneira de afetar o seu coração. O uso deste suplemento também pode contribuir para a diminuição da pressão arterial, melhorar os níveis de lipídios, e fortalecer o músculo cardíaco.

3. Perder peso

 

Manter o peso ideal é uma preocupação para muitas pessoas, especialmente para aqueles que possuem uma condição crônica, como diabetes. Além de ser bom para o coração e os níveis de açúcar no sangue, a plantago ovata ajuda a perder peso.

Isso porque absorve o líquido do seu corpo e ajuda a controlar a quantidade de alimento que você come. Algumas pesquisas sugerem que as fibras auxiliam a manter um equilíbrio glicêmico saudável.

Um estudo descobriu que tomar 5 gramas de plantago ovata por dia pode ajudar pacientes com diabetes tipo 2 a controlar o açúcar no sangue. Um outro estudo feito com homens com diabetes tipo 2, encontraram resultados semelhantes, mas ressaltou que a terapia deve ser adaptada para cada indivíduo.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!