Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para acabar com os espasmos musculares

Por Redação Doutíssima 18/10/2014

Praticar exercícios físicos exageradamente, dormir pouco e tomar muitos estimulantes, como o café, são alguns dos fatores que podem causar espasmos musculares. Essa reação involuntária aparece geralmente com tremeliques nas pálpebras e contrações nos braços e pernas. É impossível prever quando elas irão acontecer, mas há algumas receitas caseiras que prometem amenizar esse problema.

espasmos

Espasmos são involuntários e podem ser curados de modo caseiro. Foto: iStock, Getty Images

Compressas podem amenizar os espasmos

Aplicar compressas com gelo é uma das maneiras de acabar com os espasmos. Prepare a compressa colocando gelo em uma bolsa apropriada para isso, ou molhe uma toalha em água gelada. Aplique sobre a área onde os espasmos são mais frequentes e deixe ali por 20 minutos.

Durante os três dias posteriores à primeira dor, aplique a compressa o máximo possível, respeitando intervalos de 20 minutos. O frio diminui o processo inflamatório e o inchaço. Passadas às 72 horas do tratamento gelado, faça uma compressa quente, que irá acelerar o processo de cura dos nervos e músculos.

O processo é o mesmo: escolha uma toalha ou pano e coloque-a sobre o foco do desconforto, por 20 minutos. Nesses primeiros dias, intercale a compressa fria e quente. Um banho quente ou uma banheira de hidromassagem podem substituir a compressa quente.

Pomadas e colírios

Uma pomada caseira feita à base de plantas medicinais também pode ser usada para combater os espasmos musculares. Separe 20 gramas de absinto, igualmente conhecido como losna, 20 gramas de arruda e 20 gramas de hortelã. Em uma panela pequena, acrescente essas ervas e 500 gramas de banha de porco. Leve ao fogo e misture em chama média, até que a umidade evapore.

Feito isso, tire do fogo e ponha dentro de uma toalha ou pano de prato, esprema a mistura dentro de um recipiente e deixe esfriar. Está pronta a pomada. Antes de aplicar sobre a região afetada, leve ao fogo novamente, apenas para amornar.

Passe a pomada caseira sobre o músculo, deixando agir por cerca de 20 minutos. Caso queira preparar uma quantidade maior de pomada, aumente as medidas dos ingredientes proporcionalmente.

Se os seus espasmos acontecem somente nas pálpebras, é possível fazer um colírio caseiro. Em uma panela pequena, ferva um copo médio de água e uma colher (chá) de sal. Deixe esfriar, depois guarde em um recipiente com tampa, seco e esterilizado. Aplique algumas gotas, três vezes ao dia, e certifique-se de que todos os objetos usados no preparo deste colírio (panela, copo, colher, etc.) sejam previamente esterilizados.

Chás são eficientes contra os espasmos

Chás de talos de alface, manjericão, erva-de-são-joão e camomila são eficazes no tratamento de espasmos musculares por acalmarem o sistema nervoso enquanto hidratam o corpo. O preparo é feito de modo habitual, emergindo a planta escolhida em água fervente. Tome, no mínimo, quatro xícaras por dia. Comer alimentos ricos em cálcio e potássio também ajuda a diminuir as contrações.

Além dos espasmos musculares, que provocam dor, há os indolores, causados por estresse. Nesse caso, o jeito é procurar relaxar. Essas receitas caseiras, somadas a exercícios contínuos (com moderação), farão com que seu músculo não se contraia com tanta frequência. Caso se transforme em algo constante, o ideal é procurar um médico, para evitar que uma síndrome crônica aconteça, gerando uma contração permanente.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!