Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para tirar carrapato

Por Redação Doutíssima 21/11/2014

Os bichinhos de estimação são tratados, muitas vezes, como membros da família. Por isso, seja um cachorro, gato ou passarinho, é preciso cuidar bem deles. Um dos principais problemas que ocorrem com eles é a infestação de carrapatos, que pode dar origem a doenças graves – inclusive para os donos. Felizmente, há uma série de remédios caseiros que ajudam a tirar carrapato do seu animal de estimação.

tirar-carrapato

Os carrapatos podem ser eliminados facilmente com remédios caseiros e naturais. Foto: Shutterstock

Por que é importante tirar carrapato logo

Alguns carrapatos são conhecidos por transportar mais do que uma doença, que levam a infecções múltiplas. O que há de comum entre todas as doenças transmitidas por vetores, no entanto, é que os sintomas podem ser vagos e difíceis de reconhecer.

Muitas vezes, os donos de animais não sabem que o seu cão está sofrendo de uma doença debilitante do carrapato até que seja tarde demais. Por isso, é preciso acabar o mais rápido possível com a infestação de carrapatos, além de levar a um veterinário para se certificar que está tudo bem com o seu pet. Veja alguns remédios caseiros que podem ser eficazes para tirar carrapato.

Conheça os melhores remédios caseiros para tirar carrapato

Aromaterapia

Os óleos usados na aromaterapia, como manjericão, limão, canela, cedro e lavanda são os repelentes naturais para tirar carrapato. Prepare uma mistura de pelo menos três destes óleos. Misture uma gota de cada um dos três óleos escolhidos com óleo de amêndoas puro.

Mexa bem e molhe um pano nesta solução. Enrole este pano em seu animal de estimação. Este remédio também ajuda na remoção de carrapatos da pele humana. Basta aplicá-lo sobre a pele.

Óleo de Neem

O óleo de Neem é ótimo para tirar carrapato de animais de estimação. As propriedades antibacterianas e antissépticas deste óleo podem lutar contra estes parasitas. Tudo o que você precisa fazer é aplicar algumas gotas de óleo de Neem na palma da mão e esfregar entre os pelos do animal. Em cães com pele sensível, é possível tratar com óleo de Neem diluído.

Para diluir, você precisa misturar o óleo com óleo de amêndoa. O óleo de Neem também é útil para remover carrapatos de humano. Basta aplicar algumas suavemente sobre a pele, especialmente cobrindo a área afetada.

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã pode ser um remédio para tirar carrapato. Você precisa apenas preparar um spray com vinagre de maçã. Coloque meio copo de vinagre de maçã em um copo de água. Mexa bem, adicionando meia colher de chá de sal e bicarbonato de sódio.

Coloque a solução em um borrifador e agite bem antes de usar. Você também pode usar vinagre de maçã com óleo de lavanda para tirar carrapato. Misture 1/4 de xícara de vinagre de maçã em um copo de água. Adicione 15 gotas de óleo de lavanda e misture bem. Aplique sobre a pele do seu animal de estimação.

Óleo de eucalipto

O óleo de eucalipto é muito eficaz contra carrapatos. Para preparar um spray de eucalipto, você precisa ferver 20 folhas de eucalipto em aproximadamente um litro de água. Deixe ferver por 10 minutos. Depois de ferver, deixe esfriar à temperatura ambiente. Coe a solução e coloque em um borrifador. Use a solução para tirar carrapato.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!