Relacionamento

Como ter coragem de acabar o relacionamento que não dá mais certo

Por Redação Doutíssima 03/02/2014

Acabar o relacionamento nunca é fácil, mesmo que ele não esteja mais dando certo. Mas é preciso ter certeza dessa decisão.  O primeiro passo antes de terminar é avaliar se é isso mesmo o que você quer, imaginar sua vida sem seu companheiro. Problemas e desavenças são normais entre qualquer casal, mas nem sempre são motivos para colocar fim ao namoro. O respeito que se tem é muito grande para fazer joguinhos ou agir de maneira imatura. É possível terminar a relação sem que haja traumas, deixando uma porta aberta mesmo para uma possível futura amizade entre você e seu (sua) ex. Saiba mais.

casal_thumb[1]

Quando um casal termina, nem sempre ficam amigos, é verdade. Contudo não precisa ficar nenhuma birra ou ressentimento entre eles, tornando qualquer encontro casual na rua um incomodo. Para isso, a sinceridade e o respeito devem ser fatores principais quando você quiser terminar com o relacionamento. Não tente passar a responsabilidade para seu paceiro. Se a dificuldade está sendo tomar coragem, veja o que você pode fazer:

 

Tomando coragem para acabar o relacionamento

Se você percebeu que o tempo do seu relacionamento chegou ao fim, não fique ansioso e com medo de terminar a relação de uma vez. Muita gente não consegue tomar a coragem de falar no dia seguinte com o parceiro, e pode até ser arriscado de você se precipitar e se arrepender de coisas que diga. Você pode tomar o seu tempo para se acostumar com a ideia e por fim à relação quando se sentir seguro. Ver que a relação já não funciona e vocês não estão felizes já é um começo importante, muita gente se ilude e não assume essa situação em seus relacionamentos.

Logo, você pode começar a se preparar para a separação. Converse com um amigo próximo, que não vá causar fofoca do assunto. Abra seu coração e peça apoio. Entre decidir que precisa terminar e ter a conversa final com seu parceiro pode levar algum tempo, permita-se esperar até que você esteja pronto para isso. Porém, não demore muito. Se você deixar passar meses, vai acabar se acomodando à relação e se sentindo mal de terminar.

Nesse período de preparação emocional, vá dando sinais ao seu parceiro de que as coisas não estão bem para você. É importante que ele entenda o acumulo dos problemas da relação, para que não fique surpreso quando o termino chegar, achando que a relação era perfeita e você ficou insatisfeito do dia para a noite.

Quando você estiver pronto, convide seu parceiro para uma conversa em local tranquilo, onde ambos possam conversar e abrir o coração. Seja educado e tente ficar tranquilo.