[the_ad_group id="16401"]
Clínica Geral

Saiba o que é hemoglobina e por que ela é importante

Por Redação Doutíssima 11/02/2014

Embora a olho nu o sangue pareça uma substância homogênea, ele é composto por diferentes partículas, cada uma delas com função bastante específica no organismo. Para quem não é da área, pode até ser difícil guardar todos os nomes. Você sabe, por exemplo, o que é hemoglobina?

Fundamental para a manutenção da saúde, são poucos os que conhecem a sua importância. É o que a equipe do Doutíssima explica para você. 

O que é hemoglobina?

A hemoglobina é um complexo de proteínas encontrado em células vermelhas do sangue, que contém uma molécula de ferro. Trata-se de um produto químico essencial, com funções bastante específicas.

Ela é composta de quatro moléculas de proteína, todas ligadas entre si. Quando adulta, contém duas cadeias alfa-globulina e duas cadeias beta-globulina. Cada uma delas possui um importante composto de ferro – fundamental para o transporte de oxigênio e dióxido de carbono e responsável pela cor vermelha do sangue.

A hemoglobina também desempenha papel importante na manutenção da forma das células vermelhas sanguíneas – naturalmente elas são redondas com centros estreitos, mas podem sofrer alterações prejudiciais ao seu deslocamento.

Baixos níveis de hemoglobina são capazes de causar extrema fadiga, desmaios e, em alguns casos, falta de coagulação do sangue. Geralmente, isso ocorre em razão de deficiência de ferro, estilo de vida pouco saudável, certas doenças e câncer. É essencial visitar um médico para obter diagnóstico mais preciso da causa.

Altos níveis de hemoglobina, por sua vez, podem ser vistos em fumantes e desidratadas. É possível explicar essa alta contagem ainda por doença pulmonar avançada e certos tumores.

Segundo um estudo publicado na revista Nature Medicine, episódios dolorosos sofridos por pessoas com doença falciforme podem ser causados pelo excesso de hemoglobina. Vale lembrar que esse é um problema hereditário, causada justamente por uma falha no gene que produz a hemoglobina.

o que é hemoglobina

Uma de suas funções é o transporte de oxigênio no corpo. Foto: iStock, Getty Images

Como melhorar os níveis de hemoglobina no sangue

Quando se está com níveis alterados de hemoglobina, é preciso primeiro definir a causa para depois atacar o problema. Para isso, é necessário visitar um médico com regularidade, para que ele possa controlar os níveis e investigar as possíveis explicações. Lembre-se que é necessário um simples exame de sangue – indolor para a maioria das pessoas.

Para quem demonstra alteração causada por carência de ferro, a melhor alternativa é adaptar a dieta. Uma boa ideia é comer vegetais folhosos verdes escuros, aumentando ainda a ingestão de feijão, frutos secos e ervilhas verdes. Caso não seja vegetariano, é válido aumentar a quantidade de ovos, frango, peixe e carne vermelha.

Lembre-se apenas de que, para que a absorção de ferro seja completa, serão necessárias grandes quantidades de vitamina C. Então inclua mais limão, laranja, manga, tomate e morangos em seu cardápio. Caso nada disso funcione, é possível retornar ao médico para que ele prescreva suplementos de ferro.

E aí, o que achou das dicas? Deixe um comentário! E não esqueça de compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!


[the_ad id="14710899"]
[the_ad id="14710899"]
[the_ad_group id="16404"]