Clínica Geral

Conheça todas as causas que podem levar à dificuldade de respirar

Por Redação Doutíssima 06/10/2014

Nosso corpo é composto de diversos sistemas que devem funcionar em harmonia. É o que ocorre, por exemplo, com o sistema circulatório, que é responsável pela circulação do sangue por todo o organismo, e com o sistema respiratório, que é responsável pela respiração e o fornecimento do oxigênio de que tanto necessitamos para cumprir as funções mais básicas do nosso corpo.

Quando alguma coisa não vai bem, diversos sinais podem ser emitidos pelo nosso corpo, e um deles é a dificuldade de respirar.

dificuldade-de-respirar

Dificuldade respiratória pode ser um indicativo de condições graves de saúde. Foto: Shutterstock

9 causas possíveis da dificuldade de respirar

Você sabia que a dificuldade de respirar pode ter diversas causas e ser sintoma de inúmeras doenças? Conheça abaixo algumas dessas doenças e também outros sintomas para saber identificar o que pode estar causando a dificuldade respiratória.

1. Alergia
A alergia é uma condição que pode produzir dificuldade de respirar. Além disso, outros sintomas característicos da alergia incluem manchas, erupções e eczemas na pele, febre, asma e reações cutâneas. Fique atento se a sua dificuldade respiratória vem em conjunto com esses outros sinais.

2. Anemia

A anemia também tem entre os seus sintomas a dificuldade de respirar. Os sinais dessa doença incluem também fadiga e falta de energia, tonturas, palpitações, palidez, dor no peito, além de outros sintomas.

3. Artrite

A artrite pode gerar dificuldades respiratórias e apresentar ainda dores articulares, inflamação e rigidez nas articulações, dentre outros sintomas.

4. Asma

Essa provavelmente você já sabia, mas não é demais elencá-la na lista das condições que podem ser a causa da dificuldade de respirar.

A asma apresenta, além dessa dificuldade respiratória, também outros sintomas, como ruídos e pressão no peito, respiração acelerada, respiração superficial, coceira e dor na garganta, e redução da capacidade pulmonar.

5. Câncer de pulmão

As dificuldades respiratórias também podem indicar condições mais graves do sistema respiratório, como o câncer de pulmão. Os sintomas que acompanham essas dificuldades incluem tosse crônica e com sangue, dor crônica no peito e febre.

6. Diabetes

A diabetes é uma doença que também causa dificuldades respiratórias. Outros de seus sintomas incluem erupções, infecções na pele, o chamado pé de atleta, má cicatrização da pele e infecções urinárias.

7. Escoliose

A escoliose, além das dificuldades respiratórias, apresenta como sintomas a presença de ombros desiguais, uma omoplata maior que a outra, a cintura desparelha, leve inclinação do corpo para um lado, uma perna mais longa que a outra – diversas irregularidades ao longo do nosso corpo, bem como dor nas costas e a perda de reflexos.

8. Infarto

A presença de dificuldades respiratórias pode ser o prenúncio de um infarto. Assim, fique ligado se você também sente dores no peito, indigestão, palpitação, arritmia, tonturas e desmaios. Procurar um médico com urgência é muito indicado nesses casos.

9. Leucemia

Essa grave doença também encontra-se dentre aquelas que têm na dificuldade de respirar um de seus sintomas. Observe também se você apresenta sinais como febre e calafrios, sintomas semelhantes ao da gripe, palidez, debilidade e fadiga.

Fique atento à dificuldade de respirar

Viu como a dificuldade respiratória, principalmente a sensação de falta de ar, pode ser um sintoma de inúmeras doenças? Pois é, caso você esteja apresentando esse tipo de dificuldade, a recomendação é procurar um médico, para que ele possa fazer um diagnóstico preciso – mas jamais deixe de observar outros sintomas para facilitar esse trabalho.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!