Especialidades

Como tratar a hipertensão e viver melhor

Por Redação Doutíssima 12/02/2014

Em matéria de hipertensão, cada paciente é único. O médico irá, então, personalizar seu tratamento em função do seu perfil (presença ou não de uma outra doença, consumo de outros medicamentos, peso, altura, idade, alimentação) para encontrar o tratamento capaz de estabilizar permanentemente a sua tensão. A cada visita, o seu médico irá verificar a sua tensão. Mas é importante, para um melhor acompanhamento do tratamento, medir sua pressão ao longo das semanas.

hipertensão

 

Hipertensão: a importância de medir a pressão arterial

A pressão arterial varia de um dia para outro e mesmo de acordo com os momentos do dia. Assim, as variáveis tendem a elevar-se na parte da manhã e serem inferiores à noite. Uma auto-medição em casa ajuda a definir o nível médio da sua tensão e evitar o efeito “jaleco branco”: um aumento brusco de pressão provocada pelo estresse da consulta.

 

hipertensãoA regra de 3

Para medir a pressão em boas condições, antes de tudo sente-se e acalme-se. Aplicar a regra de 3 significa realizar:

  • 3 medidas consecutivas de manhã entre o momento em que você se levantou e o café da manhã, com alguns minutos de intervalo.
  • 3 medidas consecutivas de noite entre o jantar e a hora de ir dormir, com alguns minutos de intervalo.
  • 3 dias seguidos ao longo de uma semana antes da próxima consulta.

Anote todas as medições e mostre ao seu médico no dia da consulta.

 


Tratar e viver melhor

  • Evacuar a tensão e o estresse do seu cotidiano é um fator importante no cuidado com a sua hipertensão. Claro, não é o estresse que está causando a sua hipertensão arterial, mas se você está em tratamento para hipertensão, saiba que um estresse ou um estado de nervosismo pode estar acompanhado por um aumento de pressão.
  • Os meios utilizados para tratar o estresse não são eficazes para tratar a hipertensão. No entanto, eles permitem que você possa ter uma vida melhor, controlando melhor a sua hipertensão.
  • Os medicamentos para a hipertensão arterial não são anti-stress. Eles não impedem a pressão de aumentar sob um efeito de uma emoção forte.
  • É essencial aprender a gerir o estresse, especialmente quando você é hipertenso. No entanto, não adianta tentar eliminá-lo completamente. O estresse pode ser positivo. Ele pode ser um “motor” indispensável para se adaptar às situações que encontramos na vida.
  • hipertensãoSe você é hipertenso, tome os seus medicamentos todos os dias, nunca interrompa o tratamento sem antes pedir a opinião do seu médico. Mesmo se você não estiver mais em uma situação de estresse, parar o tratamento provoca, sistematicamente, o retorno da hipertensão.
  • Escolha métodos para se distrair e mantenha uma atividade física regular (caminhada, bicicleta, natação), que participa de uma redução permanente da pressão arterial. O ideal: praticar uma hora por dia de atividade física de baixa intensidade e de 30 a 40 minutos de uma atividade física de média intensidade duas vezes por semana.
  • Evite os estimulantes (café, álcool) e peça complementos vitamínicos ao seu médico, se ele julgar necessário. Especialmente, o magnésio e as vitaminas B1 e B6 que são excelentes anti-stress.

 

Saiba mais:

Conheça as causas mais incomuns de hipertensão

Pressão arterial pode estar associada ao mal de Alzheimer

Saiba mais sobre a pressão arterial na gravidez

1 Copo de suco de beterraba é suficiente para reduzir a pressão arterial

Mantenha seu coração em forma

Mantenha seu coração saudável cuidando de sua boca

Os malefícios do energético para o coração