A hipoglicemia é provocada pela baixa concentração de glicose no sangue, podendo afetar pessoas diabéticas ou não. Segundo o Dr. Drauzio Varella, “A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, que funciona como fonte de energia para a entrada da glicose nas células. Os quadros de hipoglicemia se instalam, quando aumenta a quantidade de insulina no sangue, ou diminui a quantidade dos hormônios de contrarregulação (glucagon, hormônio do crescimento, adrenalina e cortisol). Esses hormônios são produzidos quando se esgota o estoque disponível de glicose no sangue, e ajudam a liberar o glicogênio armazenado no fígado.” O uso de insulina – ou de medicamentos que estimulam a produção dela – aumenta os riscos de reduzir excessivamente os níveis de açúcar no sangue. Porém, o processo pode ser causado por outros fatores e circunstâncias.
Causas da hipoglicemia:
Casos de hipoglicemia em pacientes não-diabéticos são raros, pois o corpo humano possui um eficiente sistema que permite o equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue. Se esses níveis caem, o pâncreas reage diminuindo a produção de insulina no organismo – o que faz com que o corpo gaste a glicose mais lentamente. Para ajudar no processo, o pâncreas começa a produzir um hormônio chamado glucagon, responsável por avisar ao fígado que ele deve começar a transformar glicogênios em glicoses, liberando o açúcar na corrente sanguínea. Este processo é tão veloz que pode passar despercebido, caso o organismo consiga resolver a queda de açúcar. Em casos de pacientes diabéticos, o processo é bem mais complicado. Ele pode se descontrolar, tornando muito mais duro o equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue.
Além dos fatores citados acima, a hipoglicemia também pode ser causada por alguns medicamentos (como a aspirina e outros à base de sulfa – usados para curar infecções, de pentamidina – usados em casos sérios de pneumonia, e de quinino – usados em casos de pacientes com malária), abuso de bebidas alcoólicas (pois elas impedem o fígado de liberar glicose) e doenças do coração, rins e fígado. Alguns tumores raros – os chamados insulinomas – são capazes de produzir insulina, o que pode aumentar os níveis do hormônio no organismo, provocando uma queda dos níveis de açúcar no sangue.
Em crianças, a hipoglicemia pode ser causada pela insuficiência do hormônio glucagon e de outros como o cortisol (hormônio do crescimento) e a epinefrina, mais conhecida como adrenalina.
Recomendações:
- Realizar refeições menores e com mais frequência ajudam a prevenir a baixa de glicose no sangue.
- Antes de dormir, prefira fazer refeições leves, à base de carboidratos e proteínas. Isto ajuda a prevenir crises de hipoglicemia durante a noite.
- Praticar exercícios físicos pode ser uma atividade aliada, pois ela ajuda o corpo a consumir os carboidratos, evitando quedas bruscas dos níveis de glicose no sangue.
Para saber mais sobre a hipoglicemia, suas causas e tratamentos, clique aqui.
Saiba mais:
Conheça as causas e consequências da hipoglicemia
Hipoglicemia reativa: sintomas, causas e tratamento
Diabetes e alimentação: como manter-se saudável todos os dias
Conheça a farinha de banana verde: emagrece e reduz risco de diabetes