Sem categoria

Utilize o macarrão konjac para emagrecer rápido e saudável

Por Redação Doutíssima 27/02/2014

macarrão konjacEmbora a descoberta do macarrão konjac no ocidente seja relativamente recente, na Ásia esse alimento é parte da dieta tradicional há mais de 2.000 anos. A raiz desta planta, chamada de Amorphophallus konjac é usada como um legume. Mas ele também pode ser reduzir a pó e, em seguida, transformado em um bloco (konnyaku) ou em macarrão (shiratakis).

Esse vegetal tem uma textura gelificação bastante interessante para a indústria alimentar. Contudo, é a função de emagrecimento do macarrão konjac que o tem feito ganhar popularidade. No Japão o regime konjac é uma das 100 melhores maneiras de perder peso.

O konjac tem poucas calorias, cerca de 9,6 kcal por 100 gr, contendo menos calorias do que o pepino (10 kcal por 100 gr). Esse número de calorias quase inexistente “pode ajudar quando bate aquela fome voraz ou, para aqueles que comem muito, oferece uma redução de calorias dando a mesma sensação de saciedade”, explica Thérèse Libert, nutricionista e vice-presidente da Associação Francesa de Dietistas e Nutricionistas (AFDN).

 

Benefícios do macarrão konjac

 

Anorexígenos natural: O macarrão konjac esconde uma fibra solúvel, o glucomanano. Ela pode absorver até 100 vezes seu próprio peso em água. No corpo, esta fibra é inflada de água, formando uma instalação de gel viscoso no estômago, que atua como um anorexígeno natural e proporciona saciedade. Assim, basta comer uma pequena quantidade para satisfazer a fome.

macarrão konjac

Um aliado para a barriga lisa: Gases intestinais e trânsito lento se tornará uma lembrança ruim do passado graças ao macarrão konjac. Isso porque ele é composto por 64% de fibra, o konjac é alimento natural o mais rico em fibras. Além disso, o konjac ajuda a regular a digestão lenta.

É depurativo: O konjac é considerado “uma limpeza do intestino” Como ele faz? Captura e ajuda a eliminar toxinas. Por isso, é um excelente suplemento se você seguir uma dieta de desintoxicação.

Baixo índice glicêmico: “Graças ao seu índice glicêmico (efeito sobre os níveis de açúcar no sangue), o konjac permite reduzir o aumento da insulina e, portanto, regula o metabolismo e o armazenamento de gordura “, diz a nutricionista Thérèse Libert.

No entanto, embora o konjac apresente inegáveis vantagens para recuperar ou manter a silhueta, a nutricionista Thérèse Libert recorda que “não basta alimentar-se com macarrão konjac para perder peso.” O ingrediente deve ser integrado em uma dieta de calorias diversas uma vez que, apesar de todos os seus benefícios, o konjac também tem suas desvantagens.

 

Macarrão konjac sim, mas com moderação

 

É que o alimento é pobre em nutrientes. Apesar de ser rico em fibras, conter ferro, vitaminas e minerais, O konjac não fornece ao corpo os nutrientes necessários para o seu bom funcionamento. Além disso, ele oferece risco de desmineralização, pois como possui muita fibra e poucos nutrientes, ele se incha de água e pode causar desmineralização. Também, esse alimento não elimina os maus hábitos alimentares, por isso é preciso fazer uma reeducação alimentar de longo prazo. Finalmente, o macarrão konjac não tem sabor e pode não agradar aos paladares mais refinados. Para saborear esse alimento, invista nos molhos naturais e ervas.

 

Receita: macarrão konjac com camarões

 

macarrão konjacIngredientes: 2 pacotes shiratakis konjac + 150 gr de camarão cozido e descascado + 1 colher de sopa de queijo fresco com 0% de gordura + 20 tomates cereja + 1 punhado de rúcula + ½ limão +  sal e pimenta.

Modo de preparo:  Escorra o macarrão kojac em uma peneira e lave em água fria corrente. Deixe de molho por 1 minuto numa panela com água fervente e escorra novamente. Deixe esfriar. Um uma tigela pequena misture o suco de limão com o queijo fresco, sal e pimenta. Em uma tigela maior, misture o molho com o macarrão, os camarões, os tomates-cereja cortados ao meio e a rúcula. Sirva frio.

 

Saiba mais:

Dieta Primal: vida paleolítica inspira livros de receitas

Couve-de-folhas é a nova vedete das dietas detox

Qual a importância da carne na dieta dos esportistas e atletas?

Alerta: conheça as 4 dietas mais perigosas

Dieta sem carboidratos é um risco

Entenda os benefícios e as desvantagens da dieta vegetariana

Descubra os sintomas da falta de ferro na sua dieta