Exercícios

Saiba como melhorar os resultados na musculação

Por Redação Doutíssima 03/03/2014

Às vezes apenas fazer exercícios não basta para conquistar o corpo delineado que você gostaria de ter. Melhorar os resultados na musculação também depende de outros hábitos que você mantém no dia a dia e que ajudam no ganho de massa muscular magra.

Melhorar os resultados na musculação

Aumente progressivamente os pesos, mas sempre com acompanhamento profissional. Foto: iStock, Getty Images

Como melhorar os resultados na musculação

A musculação é uma ótima forma para construir músculos fortes e aumentar a sua massa muscular magra. Mas não adianta passar horas na academia e não manter uma dieta adequada – que nem sempre significa comer pouco. São necessários outros hábitos.

  • Dieta adequada

Seu corpo precisa de proteínas e outros nutrientes para construir músculos. Se a sua dieta não fornece todos os nutrientes necessários, você nunca será capaz de desenvolver a musculatura.

A alimentação é um fator importante para o sucesso da musculação. Segundo pesquisadores da Universidade de Arkansas, dos Estados Unidos, a proteína compõe 25% a 30% da dieta de um fisiculturista, por exemplo.

  • Sono e repouso

Seu corpo cresce durante o sono e não enquanto você está na academia. Ou seja, ele reconstrói enquanto você dorme, tornando seus músculos maiores e mais fortes. Se você não dá reserva um tempo para descansar, suas horas de treino serão totalmente desperdiçadas.

  • Aumente os pesos progressivamente

O corpo humano aprende a se adaptar rapidamente. Se você continuar a levantar a mesma quantidade de peso durante semanas e meses, os músculos vão ficar condicionados a lidar com isso. Continuamente desafie-os, mas sempre com o acompanhamento de um educador físico. Pode fazer a diferença para melhorar os resultados na musculação.

  • Aqueça antes de treinar

Essa dica de musculação é muitas vezes ignorada pelos homens que querem começar a fazer o seu treino imediatamente. Pois saiba que aquecer os músculos é capaz de ajudar na prevenção de lesões. Pode ser até mesmo uma caminhada na esteira antes e após o treino.

  • Beba água

A água transporta nutrientes e ajuda a eliminar as toxinas e resíduos do corpo. Os atletas necessitam ainda de mais água. Essa dica de musculação pode parecer simples, mas é muito importante.

  • Use exercícios compostos

Não desperdice o tempo de treinamento com exercícios pequenos de isolamento, exceto se o objetivo for uma reabilitação por lesionamento. Quando se trata de construir massa, você quer atividades que trabalhem mais, como agachamento ou barra fixa.

  • Suplementos devem ser usados corretamente

Há vários suplementos no mercado. Muitos são baseados em pesquisas sólidas, mas outros não. Em primeiro lugar, você deve garantir uma dieta saudável e equilibrada que combina com seu esporte. Consulte um nutricionista com experiência em nutrição esportiva para avaliar.

E aí, gostou das dicas para melhorar o resultado na musculação? Agora é só colocar os conselhos em prática.