Exercícios > Fitness

Aprenda 4 exercícios abdominais para fazer em casa

Por Redação Doutíssima 07/05/2013

Há dezenas de exercícios abdominais, mas nem todos eles são igualmente eficientes. Os melhores são aqueles que trabalham a estabilidade e a rotação. Vale a pena adotar uma rotina abdominal porque ela é capaz de contribuir para uma barriga sequinha e definida, e o melhor de tudo é que você pode fazer o treino em sua própria casa.

Exercícios abdominais para fazer em casa

Trabalhar o abdômen vai além da questão estética. Foto: iStock, Getty Images

Treinar o abdômen vai além da estética

A importância de manter músculos abdominais fortes vai além da questão estética. Essa região inclui a parte inferior das costas, e por isso tem papel relevante na manutenção da estabilidade corporal – além de outros benefícios. É válido apostar em treinos que os exercitem.

Segundo pesquisa publicada na Harvard Health Publications, estima-se que quatro em cada cinco pessoas sentirão dores lombares em determinado momento de suas vidas. Mais chances desse problema têm pessoas com músculos abdominais fracos porque cresce a possibilidade de um posicionamento inadequado da coluna lombar.

A dor lombar já é uma realidade? Pois saiba é possível recorrer a trabalhos nos músculos abdominais para remediá-la. Conforme estudo publicado na revista Spine, os exercícios nessa região são capazes de reduzi-la.

Lembre-se de que você usa seus músculos abdominais todos os dias – e que por isso é importante mantê-los em bom estado. São várias as situações em que eles são exigidos. Colocar sapatos, olhar para trás e sentar são algumas ações mundanas que dependem do abdômen.

Quem pratica exercícios ou tem trabalho que exige muita atividade do corpo deve saber ainda que músculos abdominais fracos aumentam as chances de lesões em geral. É o que indica um estudo de 2007 do Journal of Occupational Medicine and Toxicology, segundo o qual exercitar a região abdominal reduz o índice de lesões em 42% no período de um ano.

Como fazer exercícios abdominais em casa

Nada vale fazer 500 exercícios abdominais se eles não são executados corretamente. A melhor estratégia é usar os movimentos que mais trabalham os músculos e promovem mais resultados. Veja os melhores:

1. Abdominal bicicleta: deite de costas, mantenha suas pernas flexionadas e suspensas no ar. Coloque as mãos atrás da cabeça, flexione um dos joelhos e estique a outra perna. Agora, alterne uma perna flexionada e a outra estendida por 30 repetições.

2. Abdominal na bola de estabilidade: usando uma bola estabilidade, basta deitar em cima dela e manter os pés completamente apoiados no chão. Agora, coloque as mãos atrás da cabeça, leve o troco do corpo levemente a um angulo de 45° e volte à posição inicial.

3. Abdominal com as pernas elevadas: deite de costas, mantenha suas pernas juntas suspensas no ar e cruzadas ao nível dos tornozelos, com os joelhos ligeiramente dobrados. Com as mãos atrás da cabeça, leve o seu tronco em direção aos joelhos e volte à posição inicial.

4. Flexão do quadril com joelhos dobrados: deite no chão e estenda os braços para os lados. Agora, apoie os pés no chão e mantenha as pernas em ângulo de 90°. Em seguida leve as suas pernas flexionadas em direção ao peito. Desça novamente até o chão.

Viu como é fácil exercitar o abdômen? Venha compartilhar suas experiências no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!