Filhos

Nada de competição! Exercício físico para crianças tem que ser na hora certa

Por Dr. Magno Veras 05/03/2014

Com o aumento do uso dos jogos eletrônicos por crianças de todas as idades, cresce também a busca dos pais para incentivar as atividades físicas. Veja algumas dicas de como escolher a mais adequada.

 

exercício físico para crianças

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) enquanto crianças e adolescentes passam um tempo cada vez maior diante de jogos eletrônicos, pediatras chamam a atenção para a epidemia de obesidade e a necessidade de se colocar os pequenos para fora do sofá. Dados do IBGE mostram que 15% dos brasileiros entre 6 e 18 anos estão acima do peso e 5% obesos.

Mas, entre tantas opções, como escolher a atividade adequada e quando começar? Em primeiro lugar, a criança deve gostar do exercício. Depois, o esporte competitivo só é recomendado para a partir de 13 anos. Jogos em grupo, como futebol, vôlei, queimado, judô e balé são apropriados a partir dos 5 anos, pois enfatizam a cooperação e o altruísmo.

Até os 12 anos, essas atividades devem ser lúdicas. “Antes dessa idade, a criança ainda não tem estrutura psicológica para competir. Pode-se brincar de premiar quem ganha, quem perde”, ensina Isabel Rey Madeira, da Sociedade Brasileira de Pediatria e autora do livro “Filhos, de 2 a 10 anos de idade”.

 

A importância do exercício físico para crianças

Se a criança está gordinha, começar pela natação, pois a água protege mais das lesões. E essa atividade não expõe tanto as dificuldades que ela possa ter, em função do excesso de peso.

Mas vale a regra: é a criança quem tem que escolher. Caso ela prefira algum jogo em equipe, não há problemas. E os pais não devem se esquecer de consultar o pediatra, para afastar os riscos à saúde, seja qual for a preferência.

Estudos americanos dizem que 75% das crianças e adolescentes obrigados a praticar um esporte abandonam a atividade aos 14 a 15 anos. É muito importante que eles experimentem várias exercício físico para criançasmodalidades antes de se dedicar a um esporte.

Além de queimar calorias, a atividade física na infância ajuda no desenvolvimento da coordenação, do equilíbrio, melhora desempenho de várias funções fisiológicas e sociabiliza, além de incorporar disciplina, paciência, solidariedade e promover a autoestima (com uma adequada orientação). Ainda pode diminuir incidência futura de alguns tipos de câncer, doenças cardio-respiratórias e até transtornos psicológicos (ansiedade e depressão).

É formalmente indicado para crianças tímidas, com comportamento violento, ansiedade, hiperatividade, doenças funcionais entre outras.

O esporte é tão importante quanto a educação, por isso todas as crianças devem ser incentivadas!.

 

Saiba mais:

Brincadeiras e atividades para crianças de 5 à 10 anos

8 brincadeiras perigosas para as crianças

Obesidade entre crianças de 2 a 5 anos cai 43% nos EUA

Ajude a turbinar a imunidade das crianças

Confira 22 atividades para as crianças gastarem energia nas férias de verão

5 Dicas para manter-se ativo com as crianças e a família

Gravidez semana-a-semana: exercícios na gestação deixam o bebê mais inteligente