Abusou do sol? O verão te deixou marcas? Veja o que é possível fazer para amenizar as marcas das queimaduras de sol
Festas de fim de ano, férias, carnaval e o próprio verão já são sinônimo para muitos dias de sol, o que acaba fazendo com que as pessoas fiquem expostas em excesso. Acontece que, com o descuido, também surgem as queimaduras de sol.
A quantidade de queimaduras solares que atendemos em hospitais de emergência e urgência é assustadora, mesmo nos dias de hoje com o acesso fácil a tanta informação sobre os malefícios do sol e também aos produtos para evita-las. Apesar de tudo isso as pessoas continuam cometendo esse crime contra a sua própria saúde.
Como agir em caso de queimaduras de sol
Praia, piscina, sol… Tudo é permitido (e muito bom, por sinal!), mas é preciso ter cautela! Veja abaixo como se proteger das queimaduras de sol:
– Mesmo com filtro solar, é importante se proteger usando chapéu, óculos escuros e barraca (ou outro tipo de proteção física);
– Usar protetor solar fator 30, pelo menos. Reaplicar a cada duas horas ou quando for à água;
– Evitar os bronzeadores caseiros, responsáveis pelas queimaduras solares mais graves. A pressa é o maior pecado contra o bronzeamento perfeito;
– É importante beber bastante líquido para hidratar a pele;
– Evitar o sol entre 10h e 15h;
– Em caso de queimadura, irrigar o local com água corrente ou soro fisiológico e procurar atendimento médico. A hidratação e o uso de cremes calmantes e regenerantes como aloe vera, alfa bisabolol, óleo de rosa mosqueta também ajudam bastante;
– Nunca aplicar produtos como borra de café, manteiga, pasta de dente, gordura de porco. Ao contrário da crença popular, só pioram a situação, pois grudam na queimadura e precisam ser removidos, o que vai causar dor e mais lesão na pele.
O mais importante é lembrar que os cuidados com a pele vêm em primeiro lugar e que prevenir as queimaduras de sol é muito melhor do que remediar. Pele saudável é o lema! Exposição solar sim, mas com moderação.
Saiba mais:
Como agir em caso de queimaduras
Proteção para a pele: veja dicas importantes sobre o uso de protetor solar