Clínica Geral

Manual do ronco: entenda os sintomas, causas e aprenda sobre as formas de tratamento

Por Redação Doutíssima 19/03/2014

Seu parceiro ronca tão alto a ponto de te impedir de dormir à noite?

O ronco é um distúrbio respiratório que atinge entre 30% e 40% das pessoas adultas.  Conheça as causas e tratamentos para este problema:

 

ronco

 

O que é

 

O ronco é um ruído provocado pelo bloqueio ou entupimento das vias aéreas durante o sono. É normal uma pessoa roncar quando ela dorme de costas, porque nesta posição os músculos da língua ficam moles fazendo com que ela caia para trás. Isto normalmente acontece na fase de sono paradoxal (fase mais profunda do sono). Entretanto, o ronco é considerado patológico quando a pessoa emite ruídos e vibrações muito intensas.

Na maioria dos casos, roncar não representa um problema, uma vez que o corpo consegue receber a quantidade de oxigênio a apropriada, porém, o ato de roncar pode ser indício de apneia do sono. Grande parte das pessoas que tem apneia, sofrem com uma interrupção total do oxigênio por mais de dez segundos várias vezes durante o sono.

 

Sintomas

 

– Dor de cabeça ao acordar

– Sono que não descansa o suficiente e provoca sonolência durante o dia

– Falta de concentração e perda progressiva da memória

– Cansaço excessivo

– Sudorese noturna

– Acordar com sensação de falta de ar/sufocamento

– Diminuição da libido

– Boca seca

– Irritabilidade e depressão

 

Diagnóstico

 

De acordo com as informações do site do Hospital Israelita Albert Einstein, é preciso ficar atento se você receber reclamações frequentes sobre o seu ronco por parte das pessoas que dormem ao seu lado, principalmente se você for obeso.

Para diagnosticar o problema, o paciente passa por um exame chamado de polissonografia, é através dele que são registrados diversos fatores fisiológicos do sono: atividades cerebral e muscular, movimentos dos olhos, respiração, eletrocardiograma, registro do ronco e posição corporal, teor de oxigênio, etc.

 

ronco

Tratamento para o ronco

 

O tratamento pode ser feito através de alguns cuidados e mudanças no estilo de vida com o objetivo de manter as vias respiratórias abertas durante o sono. Algumas medidas são:

– Evitar dormir em decúbito dorsal (dormir de costas)

– Fazer dieta e/ou exercícios para perder peso

– Evitar ao máximo ingerir álcool e sedativos e refeições pesadas antes de se deitar

– Em alguns casos, o médico pode recomendar o uso de aparelhos odontológicos para uso noturno. Eles ajudam a mover a mandíbula para frente e a reduzir o ronco.

– Para os casos de apneia grave, é recomendado o uso da CPAP (máscara para pressão positiva contínua para a passagem de ar por meio da via aérea).
Para mais informações sobre o assunto, assista ao vídeo abaixo:

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

 

Saiba mais sobre o ronco

Conheça o CPAP nasal e pare de acordar seu parceiro com o seu ronco

É sério! Entenda porque a apneia do sono pode trazer problemas à sua saúde

Solução natural para apnéia

Acabe com o ronco e a apneia do sono: procure um ortodontista

7 Razões que impedem seu bebê (e você!) de dormir

10 Dicas para dormir bem todas as noites