Clínica Geral

Antisséptico ajuda a limpar ferimentos e evitar infecções

Por Redação Doutíssima 23/07/2015

Quando nos cortamos, é comum utilizarmos produtos com potencial antisséptico para limpar a região machucada. Afinal, eles são capazes de exterminar os germes em uma superfície e são essenciais para evitar a proliferação de bactéricas e outros micro-organismos capazes de prejudicar a saúde.

 

O que é um antisséptico?

Antissepsia é a eliminação de micro-organismos existentes nas camadas da pele, tanto superficiais quanto profundas, através de um produto que possa ser aplicado em tecido vivo sem causar danos.

antisseptico

Produtos antissépticos são capazes de remover as bactérias em cortes e machucados. Foto: iStock, Getty Images

Um estudo publicado pelo Departamento de Cirurgia e Anatomia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP, de autoria de Takachi Moriya e Jose Luiz Pimenta Módena, explica as técnicas de assepsia, antissepsia e esterilização usadas no atendimento à saúde.

Assepsia é o conjunto de medidas que impedem que micro-organismos cheguem a ambientes em que eles não são existentes. Um ambiente asséptico é livre da possibilidade de infeções.

 

Já a antissepsia remove bactérias, vírus, esporos e fungos de um determinado local. Para isso, são utilizados antissépticos e desinfetantes.

O ato de desinfetar é a destruição das partículas e germes que representam um risco à saúde. Ainda há a esterilização, que é a destruição de todas as formas de micro-organismos com o uso de agentes químicos ou físicos.

O documento ainda menciona que geralmente o termo antisséptico é usado mais para o processo de desinfetação de um tecido vivo, e que desinfetar normalmente se refere mais a objetos. No entanto, os dois processos visam o mesmo fim: eliminar qualquer micropartícula que tem potencial de causar danos.

Antisséptico no dia a dia

Acidentes, cortes e machucados são considerados portas para organismos que causam infecções. A pele é uma ótima barreira para que bactérias e fungos não entrem no organismo, mas quando há rompimento (abertura) surge uma oportunidade de infecção.

O hospital e organização sem fins lucrativos Mayo Clinic, nos Estados Unidos, recomenda que o primeiro passo para tratar ferimentos seja parar o sangramento – comprimindo a área com bandagem ou pano limpo.

Em seguida, a medida sugerida é lavar a área atingida com água. A região ao redor do machucado também deve ser limpa, com água e sabão e o auxílio de um pano limpo.

Enquanto popularmente o iodo, a água oxigenada (peróxido de hidrogênio) e outros antissépticos são usados, a instituição informa que essas alternativas realmente limpam o ferimento, mas têm o potencial de irritar ainda mais a pele já ferida.

O Ministério da Saúde também não recomenda a aplicação direta de antisséptico no ferimento para não prejudicar a cicatrização. Eles só devem ser usados na região ao redor do local atingido, onde a pele ainda está íntegra.

Prevenção de bactérias

O uso de antisséptico também pode ajudar a prevenir a contaminação de bactérias pelo toque. Segundo instruções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), deve ser usado água e sabonete para a antissepsia das mãos nos seguintes casos:

– Antes e depois das refeições

– Antes e depois de ir ao banheiro

– Quando as mãos estiverem contaminadas com sangue e outros fluídos corporais

– Antes de preparar alimentos

– Antes e após contato com pessoas doentes

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!