Geralmente assintomática, a toxoplasmose na gravidez é uma infecção que pode ser muito perigosa para o bebê. É provocada pelo protozoário Toxoplasma Gongii, que está presente na carne crua ou mal passada, na terra contaminada e nas fezes dos animais, principalmente dos gatos.
A maioria das mulheres desenvolve imunidade ao longo da vida, mas se ela for contaminada com este protozoário e sofrer de toxoplasmose na gravidez, a doença poderá afetar o bebê causando problemas como cegueira ou atraso mental. Para evitar a toxoplasmose na gravidez ela deverá redobrar os cuidados de higiene e evitar o consumo de carne crua ou mal passada e de todo tipo de alimento cru durante a gravidez.
Como evitar a toxoplasmose na gravidez
Alguns alimentos e a forma como são preparados podem causar a toxoplasmose na gravidez. Para evitar, siga os seguintes passos:
- Lave as mãos antes e depois de manusear carne crua.
- Evite comer carne mal passada.
- A carne mais contaminada é a de carneiro e a carne bovina, mas também as carnes de porco, cavalo, coelho, frango também representam riscos.
- Evite salsichas, lingüiças, salsichas e foie gras.
- Quando fizer ensopados, certifique-se que a temperatura de cozimento é alta o suficiente.
- Evite grelhados. Para que estejam perfeitamente cozidos, a carne deve ser cozida a 65°C.
- Não prove a carne antes do final do cozimento.
- Lave bem frutas e legumes.
- Não se esqueça de lavar bem a tábua de carne e evite utilizar os mesmos utensílios preparar a carne crua e outros alimentos.
- No restaurante, quando você estiver em dúvida, evite o consumo de vegetais (legumes, saladas e ervas) e sempre preferira legumes cozidos.
O parasita não sobrevive ao congelamento. Para que você possa comer com segurança, procure congelar previamente a carne. Esta pode ser a solução ideal caso você deseje comer carne grelhada.
Sintomas da toxoplasmose na gravidez
Na maior parte das mulheres, os sintomas da toxoplasmose adquirida na gravidez não apresentam sintomas. Os possíveis sintomas da toxoplasmose na gravidez podem ser:
- Febre.
- Calafrios.
- Gânglios inchados e espalhados pelo corpo.
- Dor nos músculos.
- Fígado inchado.
Tratamento para toxoplasmose na gravidez
O tratamento para toxoplasmose na gravidez é feito com o uso de antibiótico para reduzir o risco de transmissão ao bebê e talvez tenha que se fazer uma cordocentese para saber se o bebê foi infectado. Este processo consiste em retirar do cordão umbilical uma amostra de sangue do bebê. O procedimento pode ser realizado após as 18 semanas de gestação.
Caso o bebê já tenha sido infectado, o seu tratamento deverá ser iniciado após o nascimento.
Entenda melhor a doença:
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
Cuidados durante a gravidez: quatro regras para evitar a toxoplasmose
Comer carne crua: um risco para o organismo
Como ter uma alimentação saudável e livre de agrotóxicos
7 dicas de alimentação saudável para mamães
Alergia a gato ou cachorro: entenda por que acontece