Especialidades

Caroço na virilha pode indicar doença. Conheça as causas possíveis

Por Redação Doutíssima 06/10/2014

Somos conhecedores do nosso corpo e, quando algo diferente aparece, ficamos sempre com aquela pulga atrás da orelha. Se você descobriu um caroço na virilha e não sabe como ele surgiu, saiba que muitos podem ser os motivos para o seu aparecimento

Antes de qualquer outra coisa, você deve observar os sintomas – como, por exemplo, se há apenas o inchaço em uma pequena área da pélvis ou se esse inchaço vem acompanhado de outros sintomas, como dor ou febre.

caroço-na-virilha

Nódulos na região têm de ser investigados assim que surgirem. Foto: Shutterstock

Depois disso, é importante ir em busca de ajuda médica e relatar todos estes sinais, já que somente um profissional pode diagnosticar se existe, de fato, um problema de saúde. Veja quais são as principais causas de caroço na virilha e os sintomas em cada caso.

Causas e sintomas de caroço na virilha

– Linfadenite

Um dos fatores que resultam em caroço na virilha é a inflamação dos gânglios linfáticos. O processo começa geralmente como uma pequena infecção na pele, o que leva à necrose (formação de pele morta) e formação de pus e de um abcesso, bem como disseminação linfática, tais como linfadenite.

A região da virilha aparecerá vermelha, macia, quente e inchada. O paciente também pode apresentar sintomas de febre e mal-estar.

– Hérnia

A hérnia é um inchaço esponjoso na região da virilha. Esta condição é geralmente indolor, mas qualquer irritação do local da hérnia pode ocasionar dor severa, o que vai necessitar de atendimento médico imediatamente. A hérnia é tratada com cirurgia de remoção.

– Câncer

Um nódulo canceroso normalmente não é doloroso e pode aumentar de tamanho ao longo do tempo. O câncer na virilha está associado ao câncer na perna ou nos testículos. Se você suspeitar que tem algum destes tumores, deve consultar um médico a fim de fazer os exames necessários. O tratamento depende do diagnóstico.

– Reação alérgica

Se um caroço na virilha apareceu acompanhado de coceira, inchaço da pele e urticária pode ser algum tipo de reação alérgica. Neste caso, você pode tratar isso em casa com anti-histamínicos, sempre com prescrição médica.

– Reação a medicamentos

Você experimentou os mesmos sintomas de uma reação alérgica após tomar um medicamento específico? O anti-histamínicos orais podem ser tomadas para aliviar os sintomas. Além disso, o médico irá indicar que você deve parar de tomar o medicamento imediatamente e prescrever outra droga similar.

– Infecção

Esta é uma das causas de caroço na virilha que pode se apresentar como inchaço e vermelhidão. Será macia e quente ao toque e, assim, parecida com um caroço. Você deve consultar o seu médico, que irá prescrever um creme antibiótico tópico.

– Doenças sexualmente transmissíveis

A sífilis pode causar um nódulo na virilha, geralmente após um período de dez semanas da infecção primária. O caroço será uma pápula vermelha solitária, que forma rapidamente uma úlcera indolor ou cancro.

O cancro normalmente é curado dentro de quatro a oito semanas, com ou sem tratamento. Mas pode se espalhar para o fígado, o cérebro, articulações, nódulos linfáticos e pele.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!