Especialidades

Dor no peito, cansaço e suor excessivo: saiba mais sobre os sintomas de sopro no coração

Por Redação Doutíssima 18/04/2014

Apesar de assustar inicialmente, o sopro no coração não é em si um problema, na maioria das vezes. Ou seja, sintomas de sopro no coração não significam a presença de uma doença. Trata-se de um som extra, ou diferente, que pode ser observado pelo médico ao escutar o batimento cardíaco do paciente.

O sopro pode variar de fraco até bem alto. A maioria deles apenas sinaliza que alguma coisa está errada no organismo do indivíduo. Isto ocorre especialmente se outros sintomas de problemas cardíacos estiverem presentes.

sintomas de sopro no coração

Sopro não é uma doença, mas atenção deve ser dada a suas causas. Foto: Shutterstock

A condição pode ser classificada como sopro cardíaco inocente ou funcional, quando a pessoa tem um coração normal e, geralmente, não apresenta sinal ou sintoma de problema cardíaco. Há, ainda, o sopro cardíaco anormal, que ocorre quando há defeitos cardíacos congênitos (as válvulas cardíacas ou vasos sanguíneos ligados ao coração não se desenvolvem normalmente antes do nascimento) ou valvulopatias (problemas na válvula do coração causados por infecção, doença ou envelhecimento), sendo este o mais recorrente.

A febre reumática é outro fator que normalmente está vinculado ao desenvolvimento do sopro no coração, assim como doenças degenerativas. Pessoas com insuficiência cardíaca podem ser portadores da condição, no entanto, ele tende a surgir somente após a manifestação de todos os outros sintomas. Vale destacar que o preocupante não é o sopro, mas sim o que o está causando. A causa, entretanto, pode possuir motivos variados.

Sintomas de sopro no coração

É importante salientar que os sintomas de sopro no coração variam de pessoa para pessoa, dependendo da origem do problema. Confira alguns sinais que estão entre os mais comuns desta condição:

– Dores no peito

– Tonturas e desmaios

– Cansaço

– Suor excessivo

– Batimentos do coração mais rápidos do que o habitual

– A ponta dos dedos, da língua e dos lábios podem ficar roxos.

Em crianças, ainda podem surgir como sintomas de sopro no coração a falta de apetite e a perda de peso, além de problemas no seu desenvolvimento. Quando é causado por certas doenças do coração, o sopro tende a vir acompanhado de desmaios.

Tratamento

É importante lembrar que o sopro não é uma doença, sendo que a preocupação deve ser sobre suas causas. Uma criança que possui sopro no coração de origem fisiológica, por exemplo, poderá levar uma vida sem restrições, pois, neste caso, o seu coração é absolutamente normal.

Se crianças saudáveis com sopro no coração inocente não precisam de tratamento, o mesmo acontece com as mulheres grávidas. Sopro cardíaco inocente devido à doença ou condição como anemia, hipertiroidismo ou febre, deve deixar de se manifestar quando a doença ou condição for devidamente tratada.

Já quem sofre com cardiopatias congênitas, por outro lado, pode necessitar de um tratamento cirúrgico, na maioria dos casos. A cirurgia pode ser realizada até mesmo em recém-nascidos, caso o médico a identifique como necessária. O procedimento cirúrgico só não é considerado quando o defeito é bem leve e quase não gera repercussão.

O tratamento apenas se torna mais complexo quando as válvulas estão lesionadas. Neste caso, pode ser fazer necessário até mesmo realizar a troca da válvula defeituosa por uma artificial. Por isto, diante de quaisquer sintomas, procure um médico especialista.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

Coração artificial: uma alternativa à longa espera

Relação de uma gengiva saudável com o coração

Mantenha seu coração saudável cuidando de sua boca

Pesquisa liga calvice masculina à doença no coração

Sorrir faz bem ao coração, sistema respiratório e imunológico

Mantenha seu coração em forma

Poluição do ar favorece ataques cardíacos