Clínica Geral > Especialidades

Narcolepsia causa ataques repentinos de sono. Saiba como tratar o problema

Por Redação Doutíssima 08/06/2014

Narcolepsia é um distúrbio que causa sonolência e repentinos ataques de sono durante o dia. Ela é considerada um distúrbio do sistema nervoso e não uma doença mental.

Acredita-se que a narcolepsia é causada por quantidades reduzidas de uma proteína chamada hipocretina, que é gerada no cérebro. No entanto, ainda não se sabe ao certo o que leva o cérebro a produzir menos quantidade desta proteína, causando a ocorrência da sonolência repentina.

Quem sofre de narcolepsia pode ter restrições para dirigir, em razão dos riscos. Foto: Shutterstock

Quem sofre de narcolepsia pode ter restrições para dirigir, em razão dos riscos. Foto: Shutterstock

Situações que normalmente causam sono, como, por exemplo, trabalhos noturnos, podem agravar a narcolepsia. A sonolência, geralmente, é confundida com uma situação normal, o que leva a uma dificuldade de diagnóstico e tratamento.

É comum portadores da narcolepsia passarem a vida inteira sem se darem conta que o seu quadro é motivado por um distúrbio. No entanto, se o narcoléptico procurar ajuda especializada, vai descobrir que é vítima de um mal crônico, cujo tratamento é feito por meio de estimulantes e que se pode prolongar por toda a vida.

Sintomas da narcolepsia

A narcolepsia tende a ser hereditária. O sintoma mais expressivo da narcolepsia é a preguiça e sonolência diurna excessiva, que deixa o paciente em perigo durante a realização de tarefas comuns, como dirigir automóveis, operar certos tipos de máquinas e outras ações que exigem concentração. Isso faz com que a pessoa passe a apresentar dificuldades no trabalho, na escola e, até mesmo, em sua própria casa.

O distúrbio costuma ter duração de cerca de 15 minutos, embora em alguns casos, possa ser mais longos. Normalmente a pessoa acorda se sentindo descansada, como se tivesse dormido por horas. A narcolepsia pode apresentar alucinações entre o sono e o acordar, envolvendo a visão, a audição e outros sentidos.

Pessoas que sofrem de narcolepsia também podem apresentar a paralisia do sono, que acontece quando a pessoa não consegue se mover assim que acorda. A maioria dos ataques de paralisia dura menos de 30 segundos e pode passar despercebido. Em casos mais graves, a paralisia pode ocorrer durante o dia. A cabeça de repente cai para frente, a mandíbula se folga e os joelhos se travam, fazendo a pessoa cair. Nestes casos, a paralisia pode durar minutos.

Tratamento para a doença

A narcolepsia não tem cura e o objetivo do tratamento é controlar os sintomas. Existem alguns hábitos que podem ajudar a pessoa portadora da doença a lidar com os efeitos emocionais, melhorando o funcionamento nas atividades sociais e de trabalho.

Para controlar a doença a pessoa deve fazer refeições leves ou vegetarianas durante o dia e evitar refeições pesadas antes de atividades importantes. Também é indicado programar um cochilo breve, de 10 a 15 minutos, após as refeições, e planejar momentos de cochilo para controlar o sono durante o dia, além de reduzir o número de dormidas súbitas não planejadas e informar professores e supervisores sobre a doença, alertando sobre possíveis distúrbios.

O paciente também pode tomar medicamentos, porém, neste caso, ele deve ter o acompanhamento de um especialista. Medicamentos antidepressivos podem ajudar a reduzir os episódios de cataplexia, paralisia do sono e alucinações.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Conheça os malefícios do sobrepeso para sua saúde bucal

Tratamento para obesidade: quando é hora de procurar e quais os melhores tratamentos paracombater o excesso de peso

Ler as informações nutricionais do rótulo dos alimentos pode ajudar a perder peso

Não espere mais! Aprenda como acelerar o metabolismo e perca peso ainda mais rápido

Composição corporal: o que você precisa saber para perder peso com saúde e de maneira definitiva

DIETA DE PROTEINAS : Já ouviu falar na dieta de proteínas? Saiba mais sobre essa dieta, suasconsequências e possíveis benefícios para saúde e perda de peso

Saiba mais sobre a nova maneira de perder peso: aplicativos para dieta nos smartphone

16 dicas para perder peso

Antes e depois: Mãe de dois, Perlla comemora perda de peso

Metade da população de São Paulo está acima do peso

Aparelho de Musculação ou peso livre: qual a diferença?

8 Hábitos que garantem uma dieta para perder peso

Um em cada três adultos tem excesso de peso ou é obeso

Como aumentar seu peso

Os benefícios do óleo de abacate

Como fazer uma máscara de abacate para hidratar profundamente os cabelos

Alimentos cítricos ajudam a melhorar o ânimo

Está abaixo do peso? Aprenda a fazer uma dieta para engordar de maneira saudável

Conheça as melhores dietas para 2014

Alimentação saudável: saiba quais são as gorduras do bem e onde encontrá-las

Coma melhor e fique bem com o espelho! Dicas de alimentação para evitar a celulite