Clínica Geral

Envelhecimento ativo é realidade nos consultórios: saiba o que fazer para manter-se jovem por mais tempo!

Por Redação Doutíssima 25/04/2014

Envelhecer é um processo natural e todas as pessoas passam por isso. Isso não quer dizer que o idoso tenha que ser doente ou inativo. Várias atividades são direcionadas diretamente para a terceira idade e, assim, é mais fácil ter um envelhecimento ativo do que parece.

Envelhecer, em momento algum, significa abrir mão das coisas que se gosta de fazer. É natural, contudo, que seja necessário adaptar algumas situações ou fazer outras com mais cuidado, porém, isso não muda a liberdade e autonomia que o idoso tem. Velhice não tem correlação alguma com incapacidade ou dependência.

envelhecimento ativo

O envelhecimento ativo é meta a ser trabalhada e fácil de ser alcançada. Foto: Shutterstock

A população mundial vem se tornando cada vez mais velha com o aumento constante na expectativa de vida. Tal fenômeno pode ser melhor observado em países em fase de desenvolvimento, como o Brasil. A estimativa é que o país chegue ao sexto lugar entre as nações com mais idosos, alcançando a linha de 30 milhões de pessoas que tem de 60 anos ou mais. A boa notícia é que o envelhecimento ativo está ao alcance de todos.

Envelhecimento ativo e feliz

A nova realidade mundial exige que as pessoas que chegam à terceira idade não encarem isso como algo ruim, mas sim como uma nova etapa. O envelhecimento ativo é uma meta que deve ser trabalhada e que se torna mais fácil de ser alcançada se o indivíduo em questão já possui uma vida regrada desde mais jovem.

Por isso, procure realizar atividades que lhe façam bem e lhe proporcionem prazer. Interaja com pessoas, pois isso traz mais diversão e satisfação para a vida. Também não deixe de praticar atividades físicas regulares e cuidar da beleza. Cortar e pintar o cabelo podem parecer ações sem importância, mas não são.

Tanto as atividades físicas quanto os cuidados de beleza proporcionam resultados favoráveis para o corpo e para a mente. Estas atividades melhoram a autoestima, deixam os reflexos frescos e ativos, auxiliam na mobilidade e diminuem o risco de depressão.

Controle sobre a vida

O envelhecimento ativo sugere que a pessoa mantenha o controle de sua vida. Mesmo que ela precise de algum tipo de ajuda, o que é comum, quem gere e administra seus passos é ela mesma. Qualquer tipo de controle, por menor que seja, já causa bons resultados.

Cuidar do jardim, adotar um animal de estimação, ir ao mercado com os familiares, cozinhar ou jogar cartas com os amigos já provoca uma sensação de segurança maior, além de manter a mente ativa.

Outra maneira de fazer isso é permanecer interessado pelas coisas que o circundam. Ler jornal, fazer cursos, assistir filmes ou brincar com algum tipo de jogo (palavras-cruzadas, por exemplo, reduzem o risco de mal de Alzheimer) ajudam bastante a deixar a mente fresca.

Pessoas que tem um envelhecimento ativo gostam de experimentar coisas novas. Diversos tipos de atividades são feitas para idosos, como cursos de culinária, de informática, de ginástica e hidroginástica. Massagens relaxantes também podem ser uma ótima escolha.

E o mais importante: seja jovem de coração. A ideia de “avô e avó” ainda é muito vívida na mente dos mais novos. Abra um espaço para poder ficar com os netos ou com os filhos. Esse tipo de afeto e interação social faz bem para o coração.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Atividade física na terceira idade: nunca é tarde para começar

Sexo na terceira idade: 15 dicas para manter-se ativo sexualmente

Dicas de maquiagem para a terceira idade

Mexa-se na terceira idade

Que visão temos sobre a “velhice”?

Para envelhecer com saúde é necessário ter muito cuidado também com a mente

8 Dicas de maquiagem para idosos