Clínica Geral

Causas, sintomas e tratamento para o infarto: saiba mais e previna-se

Por Redação Doutíssima 30/04/2014

Uma pessoa sofre um infarto quando parte do músculo cardíaco morre por falta de irrigação do sangue. A principal causa do infarto é o entupimento das artérias coronárias, sendo elas as grandes responsáveis por levar o sangue e os nutrientes até o coração.

Quando isto ocorre, o fluxo de sangue é interrompido, obstruindo a passagem de sangue que leva oxigênio e nutrientes aos tecidos do músculo cardíaco. Se este quadro durar mais que 20 minutos, o dano é irreversível e as células cardíacas são destruídas. A probabilidade de um infarto ocorrer, devido a estas circunstâncias, aumenta quando o indivíduo se encontra sob estresse.

infarto

Infarto pode ocorrer até mesmo quando se está descansando ou dormindo. Foto: Shutterstock

No entanto, as causas do infarto nem sempre são conhecidas. Em alguns casos, ele pode ocorrer quando se está descansando ou dormindo, ou praticando uma atividade externa em um clima frio. Além disto, tem se tornado cada vez mais frequente o infarto após um aumento súbito na atividade física.

Sintomas do infarto

O infarto é considerado a maior causa de mortes no Brasil. Estima-se uma incidência de 900 mil casos por ano no país – destes, 600 mil pacientes se recuperam do episódio. A mortalidade hospitalar por infarto agudo ainda é alta, pois, na maioria dos casos, ele não é identificado e tratado rapidamente.

Quanto mais demorado é o tempo entre o início dos sintomas e o atendimento, menor é a chance de sobrevida. Caso receba atenção médica adequada em até 60 ou 90 minutos da ocorrência,boa parte da musculatura lesada pelo infarto pode ser recuperada.

O primeiro sinal do infarto é a isquemia. Com o estreitamento das artérias ou de alguma obstrução, que acaba impedindo o aumento do fluxo sanguíneo em situações em que o corpo exige uma maior demanda de oxigênio, o sintoma costuma aparecer durante a prática de uma atividade física por meio de uma forte dor e aperto no peito, podendo também ocasionar uma sensação de aperto na base do pescoço, tontura e cansaço.

No entanto, nem sempre os sintomas são evidentes. O indivíduo pode apresentar outros sinais, como enjoos, dores nos braços, no pescoço, nos ombros e nas costas, além de desmaios. Algumas vezes, a vítima não chega a sentir nenhum destes indícios.

Entre os fatores de risco para o infarto estão a obesidade, a hipertensão, o tabagismo, o colesterol alto, o estresse, o sedentarismo, a diabetes ou infartos anteriores. Homens na meia idade e mulheres após a menopausa são os mais afetados pelo problema.

Prevenção do infarto

Para prevenir um infarto, é preciso adotar hábitos saudáveis: manter sob controle a pressão arterial, o açúcar no sangue e o colesterol, não fumar, seguir uma dieta rica em frutas, vegetais e cereais integrais, praticar exercícios físicos, manter o peso ideal, fazer exames de rotina periodicamente e, em casos de depressão, buscar tratamento adequado.

Inicialmente, o tratamento do infarto é feito no hospital com o uso de medicamentos e a realização de uma angioplastia com stent, procedimento que consiste em abrir e manter aberto um vaso sanguíneo.

Após a alta hospitalar, o paciente deverá continuar o tratamento em sua residência, devendo adotar uma alimentação saudável, fazendo fisioterapia, evitando esforços físicos e emoções fortes, além de administrar corretamente a medicação receitada.

 

https://www.youtube.com/watch?v=INag1QZJ-Pk

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Síndrome de Dressler: saiba mais sobre a inflamação que pode surgir após o infarto

Infarto na mulher: o que acontece quando o ataque cardíaco ocorre no público feminino

Falta de potássio causa infarto? Tire as suas dúvidas agora e comece a cuidar mais da sua saúde

Alto risco! Infarto em jovens e pessoas com menos de 40 anos são mais perigosos

Alerta: 4 Coisas que você sente antes de um ataque cardíaco (infarto)

Relógio da apple será capaz de prever ataque cardíaco

Entenda o que são as doenças cardiovasculares e quais são os grupos de risco