Clínica Geral

Sintomas da hérnia de disco: de uma dor leve ou até mesmo sinal nenhum, veja como o corpo mostra que sofre desse mal

Por Redação Doutíssima 06/05/2014

A coluna vertebral é composta de ossos cilíndricos chamados vértebras. Entre os ossos da coluna vertebral estão pequenos discos feitos de uma camada espessa de cartilagem do lado de fora e um material mole e gelatinoso no interior. Os discos agem para absorver choques causados quando a coluna vertebral se move, e permitem sua movimentação.

sintomas da hérnia de disco

A medula espinhal é um feixe de nervos que atravessam o canal dentro da coluna vertebral. Ele transmite mensagens de e para o cérebro através das raízes nervosas que se ramificam para fora do copo ao longo do comprimento da medula-espinhal. Os nervos saem da coluna através de pequenas aberturas em cada lado.

Isto pode ocorrer em qualquer parte da coluna vertebral e muitas vezes não mostrar os clássico sintomas da hérnia de disco, mas as hérnias de disco são mais comuns no pescoço (cervical) e lombar ( seção lombar da coluna vertebral).

Hérnias de disco são mais comuns em pessoas entre 30 e 40 anos de idade, mas ela pode ocorrer em qualquer idade. Estudos têm mostrado que até mesmo alguns adolescentes podem ser afetados. Veja abaixo os sintomas da hérnia de disco mais comuns:

 

Saiba dos sintomas da hérnia de disco

 

Nem todas as pessoas apresentam sintomas da hérnia de disco. Mas quando uma hérnia de disco pressiona os nervos espinhais, os sintomas podem incluir dor, perda de sensibilidade, formigamento ou fraqueza muscular. A quantidade de pressão que a hérnia de disco coloca sobre os nervos espinhais determina o quão ruim os sintomas serão. Tossir, rir, espirrar, urinar ou defecar podem tornar a dor de uma hérnia de disco ainda pior.

sintomas da hérnia de disco

A maioria das hérnias de disco estão na parte inferior das costas e causar dores nas costas e pernas. Um dos sintomas da hérnia de disco inclui a dor ciática, uma dor intensa que se irradia para baixo a partir do disco, através das nádegas, para baixo da perna até o pé. Dor intensa abaixo do joelho é geralmente um sinal de uma hérnia de disco, uma vez que outras condições das costas não costumam causar dor abaixo do joelho. A hérnia de disco na região lombar pode causar fraqueza nas pernas e dificuldades para levantar a frente do seu pé do chão.

A hérnia de disco também ocorre no pescoço (coluna cervical). Ela pode causar dor em um braço, começando com a axila e o ombro superior e viajar até para baixo do braço para alguns dedos. A dor também pode ser sentida no meio superior das costas e pode ser confundida com outras condições. Músculos do braço podem enfraquecer, tornando-se difícil de mover os dedos.

A pressão sobre os nervos na parte inferior da coluna vertebral pode causar alguns sintomas da hérnia de disco como perda de controle da bexiga ou do intestino, sinais de pressão do nervo muito grave. Esses sintomas, ou perda da função muscular na perna, são sinais de uma emergência médica. Quanto mais cedo ele for diagnosticado, mais chances podem haver de alguma recuperação da função.

Raramente, uma ruptura de disco no pescoço pode causar paralisia completa.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

Sabia que sua dor nas costas pode ser hérnia de disco? Acabe com suas dúvidas agora!

Tratamento com acupuntura pode ser alternativa menos invasiva contra a hérnia de disco

Mitos e verdades sobre dor de coluna

Cuidados que devemos ter com nossa coluna

Aprenda a respeitar sua coluna

Problemas nos pés podem causar desalinhamento da coluna

Artrose na coluna: seus sintomas e tratamento. Entenda a artrose na coluna.