Sexualidade

Pênis: tudo o que você precisa saber

Por Redação Doutíssima 21/06/2013

Para muitas mulheres, o pênis é um completo desconhecido. Para outra grande parte, falta ainda conhecer muito dele, e para isso é necessário superar obstáculos, como a timidez e a vergonha. Mas esse órgão, que representa muito mais do que uma simples parte de um sistema urinário, é mais do que interessante.

 

Por outro lado, a contar pelas intermináveis questões feitas à Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), não são só as mulheres que conhecem pouco do órgão masculino. Muitas vezes, o próprio homem se desconhece. É por isso que resolvemos mostrar um pouco mais sobre o pênis e quase tudo que você precisa saber sobre ele.

penis

Muitos homens fazem uso de medicamentos para ereção por causa da insegurança. Foto: Shutterstock

Desespero pelo tamanho “ideal” do pênis

Segundo a SBU, acredita-se que qualquer tamanho entre quatro a 18 centímetros em repouso e sete a 27 centímetros ereto esteja dentro do normal. Mas as dúvidas dos homens nem são em relação à normalidade do pênis, antes disso, eles já questionam logo se podem aumentar o tamanho.

 

Ainda de acordo com a SBU, eles precisam se conscientizar que o que realmente importa é a função sexual. Nesse caso, não há necessidade de se preocupar com o tamanho do órgão, desde que o homem consiga obter e manter ereções suficientes para penetração, e que permitam levar a relação sexual até o final.

 

Em ereção, o tamanho médio do pênis dos brasileiros é de 13 a 14 centímetros. Os que têm ”micropênis” possuem órgãos com menos de cinco centímetros eretos.

 

Essa polêmica interminável acerca do tamanho do pênis só tem uma certeza, quanto menor o órgão, maior vai ser o esforço para dar prazer à parceira e portanto, melhor vai ser o sexo. É, tem suas compensações.

 

Como o pênis funciona

Com 18 anos, um jovem precisa apenas de 30 segundos para se recuperar de uma ejaculação e estar pronto pra outra vez. Com a idade e o consumo de tabaco, álcool e drogas, esse tempo para recuperação vai ficando cada vez maior.

O que se observa é que muitos homens com menos de 40 anos, por insegurança ou baixa autoestima já têm feito uso de medicamentos para ereção.

 

1. Sobre a ejaculação

O volume de esperma é um indicador de que o orgasmo foi bom, desde que o homem não tenha ejaculado outras vezes no mesmo dia. Em média, uma ejaculação libera de dois a cinco mililitros de esperma (o equivalente a menos que uma colher de sopa).

 

Outro fantasma na vida dos homens é a temida ejaculação precoce. Nem a comunidade médica chegou a se entender sobre esse problema que, estima-se, acomete até 30% dos homens. O que não está claro é o que é realmente ejacular antes da hora. Dois trabalhos científicos publicados em 2014 no Journal of Sexual Medicine tentam esclarecer esse ponto e auxiliar no diagnóstico.

Segundo eles, a ejaculação precoce se caracteriza por ocorrer em até um minuto de penetração vaginal; quando há uma redução no tempo de latência para no máximo três minutos; pela incapacidade de retardar a ejaculação nas penetrações vaginais e na percepção de consequências negativas como angústia, preocupação etc.

2. Masturbação masculina


Embora possa não parecer, esta é uma necessidade fisiológica masculina. Os homens precisam limpar e descongestionar os vasos reprodutores para dar passagem ao sêmen cada vez mais novo e vitalício.